Mais casos de violação denunciados em 2015. Polícia fala em "efeito Cosby"

Caso do ator norte americano acusado de violar mais de 50 mulheres pode ter sido incentivo para aumento de denúncias, segundo a polícia
Publicado a
Atualizado a

A avalanche de acusações de violação e abuso sexual que recaíram sobre o ator Bill Cosby durante os últimos anos podem estar a ter um resultado positivo para as estatísticas dos Estados Unidos. O número de denúncias de violações no estado de Nova Iorque aumentou no ano passado e, segundo o comissário da polícia de Nova Iorque, Bill Bratton, o facto pode dever-se ao "efeito Cosby".

[artigo:4958654]

"Tivemos um aumento significativo de denúncias em 2015, de violações que aconteceram anos antes", explicou o comissário numa entrevista à rádio WNYC, esta semana. "Algumas delas aconteceram muitos, muitos, muitos anos antes".

Para o departamento policial, o caso do comediante norte-americano acusado de ter abusado sexualmente e violado mais de 50 mulheres nos anos 80 e 90 - e pelo menos um caso que alegadamente aconteceu nos anos 60 - tem servido como um incentivo para a denúncia de casos mais antigos.

[artigo:4251932]

O número de denúncias aumentou 6% em 2015, segundo o Huffington Post, passando de 1 354 em 2014 para 1 439 em 2015. Segundo os especialistas, os crimes de violação são os menos denunciados pela vergonha que se abate sobre as vítimas. Nos Estados Unidos, apenas 32% dos casos são reportados às autoridades.

[artigo:4666904]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt