Maior evento de tecnologias da Europa arranca hoje em Lisboa
O Frog reconhece feições humanas, fala e se alguém se atravessar inadvertidamente no seu caminho ele pede licença para passar, na sua voz metálica de máquina. O Frog é um robô inteligente made in Europa - também com assinatura portuguesa das empresas de novas tecnologias YDreams e da IDMIND -, e se a chuva não atrapalhar o programa vamos poder vê-lo a partir de hoje, e até quinta-feira, a deambular pelo Terreiro do Paço, dentro e fora de um pavilhão cheio de novidades tecnológicas.
O Frog é o anfitrião da exposição "O que as TIC"s [tecnologias da informação e comunicação] europeias estão a fazer por si", que ali mostra ao vivo algumas das tecnologias do futuro já em desenvolvimento na União Europeia (UE). E a exposição no Terreiro do Paço é o cartão de visita do ICT 2015, o maior evento de tecnologia da Europa, que este ano acontece em Lisboa. Além da exposição, haverá uma conferência, entre terça e quinta-feira, para falar, justamente, de projetos inovadores, de estratégias e de financiamentos e da ambição europeia de liderar nesta frente da inovação.
Organizado pela Comissão Europeia e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o ICT 2015 espera mais de seis mil participantes, entre conferencistas, empresários, cientistas e políticos, e será "uma oportunidade de contactos, para a constituição das equipas vencedoras do futuro" nesta área, adianta ao DN Roberto Viola, diretor-geral da DG Connect (para as comunicações e as tecnologia), da Comissão Europeia.
Com o objetivo da comissão em pano de fundo, de criar em breve o mercado único digital europeu, a conferência constituirá um momento em que todos os atores envolvidos - cientistas, representantes da indústria, economistas, investidores, empresários em novas tecnologias e políticos - vão poder conversar.
Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN