Mafioso que inspirou Scorsese preso após 35 anos
O assalto foi na altura o maior cometido nos Estados Unidos, no valor de 20 milhões de dólares atuais (na altura seis milhões) em dinheiro e joias.
Vincent Asaro, antigo 'street boss' da família Bonanno, ligada à Cosa Nostra, foi detido com o filho, Jerome Asaro, Jack Bonventre, Thomas Di Fiore e John Ragano, todos membros da família Bonanno. Os cinco serão agora presentes ao juiz em Brooklyn.
A 11 de dezembro de 1978, vários homens armados roubaram cinco milhões de dólares em dinheiro e um milhão em joias, depositados num cofre do aeroporto. Os assaltantes tinham acabado de chegar da Alemanha, através da companhia aérea Lufthansa.
Nos meses seguintes, uma dezena de pessoas implicadas no assalto foram mortas. O cérebro da operação, Jimmy Burke, do clã Lucchese, morreu de cancro na prisão em 1996.
Vincent Asaro foi acusado de ter encomendado pelo menos duas destas mortes. Terá agora ainda de responder, com o filho, por um incêndio criminoso no início dos anos 80 e por um assalto a uma carrinha de transporte de valores, também nessa década, que rendeu um milhão.
No filme de 1990 Tudo Bons Rapazes, com Robert de Niro, Scorsese conta a história da ascensão e queda dos próximos da família Lucchese.
Veja aqui o trailer do filme:
[youtube:GYxxWuJE2a8]