Maestro terá descoberto piano utilizado por Mozart
A descoberta ocasional ocorreu depois de o proprietário do piano - o próprio maestro e construtor de instrumentos -, datado de 1775, o ter posto à venda num leilão na Internet, revelou hoje a rádio pública alemã SWR a partir dos estúdios em Karlsruhe, no sudoeste do país.
Após a oferta de venda em leilão, um historiador musicólogo anunciou suspeitar de que o piano terá sido utilizado há mais de 200 anos pelo compositor austríaco Amadeus Wolfgang Mozart, uma possibilidade que está a ser estudada por vários peritos.
O historiador baseia as suas suspeitas alegando existirem coincidências entre a descoberta do instrumento e a imagem de Mozart a tocar esse piano num quadro histórico.
A estação de rádio SWR sublinha que, a confirmarem-se as suspeitas, o piano, adquirido pelo actual proprietário em meados dos anos 1980 num antiquário em Estrasburgo, teria um valor milionário.
Entretanto, a leiloeira britânica Christie´s confirmou àquela emissora que o cordofone agora descoberto é um dos oito pianos de martelo conhecidos que foram construídos por um maestro pianista em 1775 na localidade alemã de Zweibrücken.