Maestro austríaco morre após colapsar durante ópera em Munique
O maestro austríaco Stefan Soltesz morreu após colapsar em palco durante uma apresentação em Munique, informou a casa de ópera da cidade.
O maestro de origem húngara segurou a batuta em casas de ópera em Viena, Graz, Hamburgo e Berlim durante a sua longa carreira.
"Com consternação e profunda tristeza, a Ópera Estatal da Baviera deve anunciar a morte de Stefan Soltesz", anunciaram em comunicado.
Soltesz morreu na noite de sexta-feira "depois de um colapso enquanto regia 'A Mulher Silenciosa' de Richard Strauss no Teatro Nacional" em Munique. Ele tinha 73 anos. Nenhum detalhe sobre a causa de sua morte foi adiantado.
O diretor geral da Ópera Estatal da Baviera, Serge Dorny, publicou no Twitter que estava "profundamente entristecido" pela morte de Soltesz. "Perdemos um maestro talentoso", disse. "Perco um bom amigo. Os meus pensamentos estão com a sua esposa Michaela."
Soltesz atuou como diretor musical do teatro estatal de Brunswick, na Alemanha central, de 1988 a 1993 e foi maestro principal da Ópera Flamenga em Antuérpia e Ghent de 1992 a 1997, seguido por compromissos na cidade alemã ocidental de Essen. Estreou-se no palco da Ópera Estatal da Baviera em 1995.