Livro sobre a ditadura de Stroessner no Grémio Literário

O jornalista paraguaio Alcibiades González Delvalle apresenta na sexta-feira, 26 de outubro, às 18.00, no Grémio Literário de Lisboa, o seu livro "Un viento negro", vencedor da 3.ª edição do Prémio Literário Lidia Guanes.
Publicado a
Atualizado a

A obra aborda a repressão exercida durante o período da ditadura do general Alfredo Stroessner, no Paraguai, entre os anos 1954 e 1989. "A trama representa o triunfo sobre o medo", lê-se na apresentação desta tertúlia literária.

Alcibiades González Delvalle nasceu há 76 anos em Ñemby e é colunista do 'ABC Color', editando também o suplemento cultural deste jornal paraguaio. Além de ser autor de vários livros de ensaio e romances, é também dramaturgo, com 18 obras estreadas. Foi também diretor geral de Cultura do município de Assunção.

O seu último livro, "Un viento negro", valeu-lhe o prémio do Ateneu Cultural Lidia Guantes. Este foi "fundado em 2007 pela jornalista e escritora Gloria Giménez Guanes em homenagem à sua mãe que, como tantas mulheres paraguaias, não pôde receber uma educação adequada durante os longos anos de ditadura e desgoverno que sofreu" o Paraguai, lê-se na página oficial do prémio.

"Nunca se tinha escrito até hoje um livro tão contundente sobre a ditadura", afirmou Gloria Giménez Guanes à EFE, em setembro de 2012, por altura da revelação do vencedor da 3.ª edição do prémio. Este tem um valor monetário de três mil euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt