Livro sobre a ditadura de Stroessner no Grémio Literário

O jornalista paraguaio Alcibiades González Delvalle apresenta na sexta-feira, 26 de outubro, às 18.00, no Grémio Literário de Lisboa, o seu livro "Un viento negro", vencedor da 3.ª edição do Prémio Literário Lidia Guanes.
Publicado a

A obra aborda a repressão exercida durante o período da ditadura do general Alfredo Stroessner, no Paraguai, entre os anos 1954 e 1989. "A trama representa o triunfo sobre o medo", lê-se na apresentação desta tertúlia literária.

Alcibiades González Delvalle nasceu há 76 anos em Ñemby e é colunista do 'ABC Color', editando também o suplemento cultural deste jornal paraguaio. Além de ser autor de vários livros de ensaio e romances, é também dramaturgo, com 18 obras estreadas. Foi também diretor geral de Cultura do município de Assunção.

O seu último livro, "Un viento negro", valeu-lhe o prémio do Ateneu Cultural Lidia Guantes. Este foi "fundado em 2007 pela jornalista e escritora Gloria Giménez Guanes em homenagem à sua mãe que, como tantas mulheres paraguaias, não pôde receber uma educação adequada durante os longos anos de ditadura e desgoverno que sofreu" o Paraguai, lê-se na página oficial do prémio.

"Nunca se tinha escrito até hoje um livro tão contundente sobre a ditadura", afirmou Gloria Giménez Guanes à EFE, em setembro de 2012, por altura da revelação do vencedor da 3.ª edição do prémio. Este tem um valor monetário de três mil euros.

Diário de Notícias
www.dn.pt