Linha gratuita para denunciar problemas com idosos
A vereadora da Ação Social da Câmara do Seixal, Corália Loureiro, explicou à Lusa que o projeto pretende ser uma resposta para os idosos que "vivem situações de abandono ou que são alvo de maus-tratos".
"É uma linha de apoio concelhia, com um número gratuito (800208875), onde todos podem denunciar estes casos", afirmou Corália Loureiro. Segundo a autarca, a linha estará disponível 24 horas por dia.
"Têm chegado à autarquia várias situações como por exemplo jovens que recebem os pais na sua casa e não têm condições para os ter no seu lar. É importante que as pessoas falem sobre estes casos e a linha possibilita isso, em segurança e sem receio de represálias", explicou.
Corália Loureiro referiu que depois dos casos serem detetados e analisados serão encaminhados para as instituições locais que prestam apoio aos idosos, existindo vários parceiros do projeto, como o Tribunal de Família e Menores do Seixal, a Polícia de Segurança Pública, GNR, juntas de freguesia e outras instituições do concelho.
"Queremos que sejam cidadãos de corpo inteiro e com mais qualidade de vida. O Seixal tem cerca de 25 mil idosos e queremos chegar aos que necessitam", concluiu.