Leituras e novos livros assinalam Dia Mundial da Poesia
Nos 16 municípios da Área Metropolitana do Porto, entre eles, S. João da Madeira, Trofa e Matosinhos, pelas 11:00, realiza-se um "estendal poético metropolitano" constituído por poemas selecionados pelos diferentes concelhos. Em São João da Madeira, a partir das 13:00, em vários restaurantes da cidade serão lidos poemas.
Também em Setúbal haverá um "Estendal da Poesia" com a possibilidade de cada um deixar um poema escrito. Nesta cidade, onde nasceu o poeta Barbosa du Bocage, inicia-se, às 10:00, uma maratona de leitura de poemas para crianças, adolescentes, e jovens adultos que culmina às 21:00 com a leitura na Biblioteca Pública pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, e pelos presidentes das juntas de freguesia sadinas, antecedendo o encontro com o poeta António Osório.
A Maratona de Poesia, que se realiza pelo segundo ano, termina às 22:30 com a atuação do coro TuttienCantus. Na maratona participam os jornalistas Helena Sousa Freitas, da Lusa, e Luís Humberto Teixeira, ex-diretor do jornal O Sul, e ainda os atores Céu Campos, Carlos Rodrigues, José Nobre e Fernando Guerreiro.
Em Gondomar, na Biblioteca Municipal, é apresentado o livro "Uma casa junto do mar", de J. A. Nunes Carneiro, pelo vereador Fernando Paulo, seguindo-se "Leituras Poéticas", coordenadas por Maria de Lurdes dos Anjos.
O Centro Dramático de Viana do Castelo encena o recital "Poesis Mundi" com a participação da Orquestra Som da Rua, projeto educativo da Casa da Música, do Porto, no Teatro Sá de Miranda, às 21:00.
Em Coimbra, a iniciativa "Dar Poesia a Coimbra" começa amanhã e estende-se até sexta-feira, envolvendo os diferentes estabelecimentos de ensino da cidade onde nasceu o poeta Camilo Pessanha. Nesta iniciativa serão divulgados os três poemas selecionados no concurso "Há poesia na escola".
Também na região centro, na Nazaré, a vice-presidente presidente da Câmara Municipal, Mafalda Tavares, inaugura a sessão "Diga lá um Poema", constituída pela declamação de poemas pelos alunos das universidades seniores.
Em Odivelas, nos arredores de Lisboa, no Centro Malaposta, pelas 21:30, tem lugar um concerto poético intitulado "Não Sei Quantas Almas Tenho", com Ana Maria Carvalho Santos, Etienne Lamaison, Manuel Coelho, Mário Máximo e Paula Mora.
A editora Leya organizou tanbém para amanhã várias sessões de leitura de poemas de alguns dos seus poetas, que estarão presentes nas livrarias Leya na Buchholz e Leya na Barata. Assim, na Livraria LeYa na Barata, na Av. de Roma, pelas 12h15, os visitantes que ali se deslocarem encontrarão os poetas Nuno Júdice e Fernando Pinto do Amaral, que irão ler vários poemas da sua autoria.
Mais tarde, pelas 18h30, na Livraria LeYa na Buchholz, na Rua Duque de Palmela, junto do Marquês de Pombal, será a vez de se ouvirem leituras dos poetas Maria Teresa Horta, Eduardo Pitta, Luís Carlos Patraquim e João Rui de Sousa, que acaba de ser distinguido com o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores. A esta iniciativa quis também associar-se a escritora Patrícia Reis.
Antecipando o Dia Mundial, hoje às 21:00, em Lisboa, na estação do Metropolitano do Marquês de Pombal, realiza-se um recital de poesia com a participação dos poetas Daniel Costa-Lourenço, Luís Carvalho e Tânia Ribas Troeira, que irão declamar poemas de sua autoria e de poetas como Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Mário Cesariny.
Também hoje, às 19:00, no Teatro Nacional D. Maria II, apresenta-se "O Mistério e a Vertigem: Poesia para Eduardo Lourenço", leitura encenada de "alguns dos principais poetas que, ao longo dos anos, têm povoado o imaginário literário de Eduardo Lourenço", segundo nota do teatro.
O ensaísta estará presente na sessão, cujos textos a ler foram escolhidos por Margarida Lages, que teve como ponto de partida a obra "Fernando, Rei da nossa Baviera". A coordenação da leitura é do ator João Grosso.
O Centro Cultural de Belém celebra no sábado, pelo quinto ano consecutivo, o Dia Mundial da Poesia, em conjunto com o Plano Nacional da Leitura. O programa, entre outras iniciativas, inclui uma Feira do Livro, um espaço para espontâneos intitulado "Diga lá um Poema" e a Maratona da Leitura, dedicada a Jorge de Sena, que contará com a participação do secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.
O Dia Mundial da Poesia, a celebrar a 21 de março, foi proclamado pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura, a 16 de novembro de 1999, com o intuito da defesa da diversidade linguística.