Ladrões de cofres apanhados junto ao McDonald's

A Polícia Judiciária do Porto deteve ontem seis homens, presumíveis autores de crimes de roubo e de furtos qualificados de cofres em todo o país.
Publicado a
Atualizado a

Quatro deles, de nacionalidade espanhola, foram encurralados no parque de estacionamento do McDonald's da Maia e os outros dois, portugueses, foram detidos nas suas residências. Estes seis indivíduos, quatro estrangeiros e dois portugueses, não têm atividade profissional regular, tudo indicando que se dedicam há longos meses a esta atividade criminosa, adiantou a PJ em comunicado.

A emboscada da PJ aconteceu cerca das 00.30, cerca de uma hora após o último ataque do grupo, e, de acordo com o JN, vários elementos do combate ao banditismo cercaram o carro do grupo, que ainda tentou fugir, no parque de estacionamento do McDonald's. Os suspeitos acabaram por render-se após alguns disparos efectuados para o ar.

Uma hora antes, os indivíduos arrombaram a porta de acesso e inutilizaram os alarmes de uma unidade das Tintas Dyrup, na Zona industrial da Maia, e roubaram o cofre, "que transportaram para a residência de um deles, onde o cortaram, com o auxílio de um maçarico, dele retirando o dinheiro e uma máquina fotográfica", informa a PJ.

O grupo terá atuado em várias zonas do país. Numa primeira situação, a 31 de Dezembro de 2011, três destes indivíduos, acompanhados por dois outros ainda não identificados, deslocaram-se a Palmela, onde assaltaram as instalações de uma empresa subtraindo um cofre monobloco.

Os mesmos assaltantes deslocaram-se depois até a um estabelecimento de hotelaria, na A5, em Oeiras, onde, com ameaças dirigidas aos funcionários se apropriaram do dinheiro existente na receção e num cofre monobloco. Algumas horas depois estes dois cofres foram localizados, já arrombados, em zona de mato no Barreiro.

Dirigindo-se, no mesmo dia, para o norte do País e já acompanhados por mais um indivíduo dos seis referidos, deslocaram-se às instalações de uma empresa, na Maia, onde arrombaram o cofre e retiraram todo o dinheiro ali guardado.

Os detidos, com idades entre os 28 e 37 anos, dois com antecedentes criminais em Espanha por furto, roubo e homicídio, este último crime só relativo a um deles, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt