Kikas apurado para a terceira ronda

É o único português em prova na etapa de Peniche do circuito mundial. Afonso Antunes e Vasco Ribeiro foram eliminados.
Publicado a
Atualizado a

Frederico Morais apurou-se ontem para a terceira ronda da prova portuguesa do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), na Praia de Supertubos, em Peniche, num dia em que os outros dois surfistas lusos - Afonso Antunes e Vasco Ribeiro - foram eliminados.

Com condições muito difíceis, devido ao vento forte e às ondas grandes e com bastante força, Kikas ficou no segundo lugar da sétima bateria da ronda inaugural, com 7,73 pontos, atrás do brasileiro Caio Ibelli (8,20), enquanto o norte-americano Conner Coffin foi relegado para a repescagem (7,67).

"Foi no limite, mas em casa com este público, arranja-se sempre força. São sempre momentos especiais aqui em Peniche, são os momentos mais altos da minha carreira em termos de público e emoção, e isso vale mais do que qualquer resultado", disse Frederico Morais, confessando ter acreditado até ao fim da bateria: "Até tocar a buzina, tudo é possível. As condições não estão nada fáceis, o dia estava a ser super desafiante, o mar está bem maior do que parece, mas está feito."

Na ronda de repescagem estiveram Afonso Antunes e Vasco Ribeiro. O jovem surfista de apenas 18 anos teve a complicada tarefa de enfrentar Kelly Slater no heat de eliminação, bem como Connor O"Leary, numa bateria em que o 11 vezes campeão do mundo não deu hipóteses. Afonso fez apenas duas ondas e um score total de dois pontos (em 20 possíveis), terminando assim na 33.ª posição na sua primeira participação numa etapa da Liga Mundial de Surf .

Kelly Slater venceu o heat combinando duas ondas tubulares pontuadas com 7,33 e 5,77 pontos e no final explicou o que mudou face ao dia de ontem em que terminou a bateria na 3.ª posição: "A minha atitude mudou. Não queria surfar ontem, mas a organização está a tentar fazer a prova e quero ter condições competitivas. A pressão de estar em primeiro também depois de tanto tempo, foi demais para mim. Não gosto de perder, desde que sou pequeno [risos]", disse o surfista norte-americano.

Também Vasco Ribeiro ficou ontem pelo caminho na segunda ronda da prova. O surfista da Praia da Poça que em 2015 alcançou um 3.º lugar em Supertubos acabou por ser eliminado numa bateria em que apenas Lucca Mesinas e Conner Coffin se apuraram para a ronda seguinte. Vasco totalizou um score de 4,20 pontos (em 20 possíveis), num heat com poucas ondas em que o primeiro classificado, Lucca Mesinas, fez uma pontuação de 6,77 pontos.

O destaque deste segundo dia de prova foi John John Florence. O surfista havaiano provou mais uma vez que é um dos melhores a surfar tubos, encontrando as seções mais profundas e fazendo com que parecesse fácil sair da cortina de água. E fê-lo com uma onda em que somou 9,07 pontos (em 10 possíveis), a que somou outra pontuada com 8,50. Com um score total de 17,57 pontos (em 20 possíveis), e uma performance incrível, o havaiano que em 2016 venceu a etapa de Supertubos mostra porque este ano é um dos favoritos ao prémio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt