Kenneth Branagh e Judi Dench outra vez juntos no palco
Kenneth Branagh, 55 anos, ator, encenador e realizador, é o responsável pela programação da próxima temporada do Garrick Theatre, em Londres. Na apresentação do projeto, Kenneth Branagh explicou à imprensa que quer que esta seja "uma casa criativa": "Queria ter um espaço, um edifício, onde pudesse criar uma temporada de trabalho", em vez de se limitar a apresentar projetos soltos. Para já, a residência no Garrick Theatre, no West End, tem a duração assegurada de um ano.
O primeiro espetáculo será Conto de Inverno, que estreia a 17 de outubro e fica em cena até 16 de janeiro de 2016. Judi Dench e Kenneth Branagh já trabalharam várias vezes juntos nos últimos 30 anos, a última das quais numa produção de Coriolano, em 1992.
Em maio de 2016 haverá Romeu e Julieta, de Shakepeare, onde Branagh vai contracenar com Richard Madden (conhecido pela série A Guerra dos Tronos) e Lily James (da série Dowton Abbey). Na verdade, ambos os atores entraram em Cinderella, o mais recente filme realizado por Branagh. Os três vão voltar a trabalhar juntos mas agora em palco.
Apesar de ser o autor dominante, na programação não haverá só Shakespeare. Por exemplo, no final de 2016, Branagh vai protagonizar The Entertainer, de John Osborne, um papel que já foi interpretado por Laurence Olivier.
Esta temporada no Garrick Theatre será também a primeira da Kenneth Branagh Theatre Company, que conta ainda com o encenador e coreógrafo norte-americano Rob Ashford e o cenógrafo e figurinista britânico Christopher Oram, assim como o encenador Sean Foley. Branagh espera, por isso, que depois desta se sigam mais temporadas e não esconde que gostaria, inclusivamente, de fazer um musical.
Conhecido como um dos maiores atores de Shakespeare dos nossos dias, no cinema e no teatro, Branagh já esteve nomeado para quatro Óscares e cinco Globos de Ouro. No cinema, fez, por exemplo, Henry V (1989), Othello (1995) e Hamlet (1996).