Kate Bush regressa aos palcos 35 anos depois
Estes 15 concertos, com o título Before the Dawn, assinalam o regresso de Kate Bush aos palcos desde que, em 1979, realizou a sua primeira e última digressão. O anúncio foi feito hoje, no seu site oficial.
Em 1979, a cantora inglesa realizou The Tour of Life, uma digressão de seis semanas no Reino Unido e Europa, no final da qual sentiu "uma necessidade terrível" de se recolher. Desde então, várias teorias surgiram sobre a sua ausência dos palcos, desde o medo de voar a um perfeccionismo exagerado, passando pelo trauma com a morte do seu diretor de iluminação, Bill Duffield, durante um concerto a 2 de abril de 1979. Numa entrevista à revista Mojo, em 2011, Kate Bush explicou que se encontrava exausta após a digressão: "Foi muito bom. Mas fisicamente foi absolutamente cansativo".
Veja o videclipe de Wuthering Heights:
[youtube:-1pMMIe4hb4]
Na altura, Kate Bush interpretava os temas dos seus dois primeiros álbuns, The Kick Inside e Lionheart, e o espetáculo, concebido por ela e por Anthony Van Laast, era muito mais do que um simples concerto, incluindo dança, poesia, magia, teatro, burlesco, e 17 mudanças de roupa. Kate Bush tinha apenas 20 anos.
Veja uma parte do espetáculo:
[youtube:xZGY1GWgF4E]
Desde então, a cantora atuou raras vezes ao vivo, sobretudo para participar em espetáculos de outros artistas, como Prince. O seu 10º álbum de estúdio, 50 Words for Snow, foi lançado em 2011.