Kasparov disputa partida de xadrez em peça de arte
Dos mais novos aos mais velhos, dezenas de apaixonados do xadrez estiveram hoje na Universidade de Macau para assistir à partida que colocou frente a frente o "mestre" e Xiong Junyang, quarta classificada no Mundial de 1997 e duas vezes campeã da China.
"Não foi o jogo mais complicado (...), mas durou o tempo suficiente para as pessoas o poderem apreciar", disse o antigo campeão mundial no final do jogo, aos jornalistas.
A abertura escolhida por Kasparov foi o jogo italiano, com a defesa de dois cavalos por parte de Xiong Junyang, a qual, ao final de cerca de duas horas, acabaria por desistir.
Kasparov, que esteve pela primeira vez em Macau, tinha à sua espera um tabuleiro único, concebido pelo artista Konstantin Bessmertny, seu compatriota radicado em Macau há já vários anos.
Encomendada, em 2009, pelo escritório Riquito Advogados, que está por detrás da iniciativa, a obra de arte ficou pronta no início do ano passado.
A dimensão de tudo o que compõe o tabuleiro foge ao convencional: as peças são originais e maiores.
Sobre os quadrados pretos e brancos surgem mãos e caveiras lado a lado com rainhas de formas arredondadas e figuras históricas como César.
"Foi interessante, estou contente por ter recebido um convite antes do meu 50.º aniversário (...), espero visitar esta parte do mundo mais vezes", realçou.