Júlio Machado Vaz mandatário de Maria de Belém no Porto
Maria de Belém Roseira vai estar na sexta-feira na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto, para apresentar as "linhas gerais" da sua candidatura à Presidência da República e vai aproveitar a ocasião para anunciar Júlio Machado Vaz como mandatário naquele distrito.
O psiquiatra e sexólogo foi sempre tido como próximo do PS, embora nunca tenha aderido ao partido, e junta-se agora a uma candidatura que também não tem a bênção do Largo do Rato - António Costa deu liberdade de voto aos socialistas, não declarando o apoio a qualquer das personalidades na corrida a Belém.
Machado Vaz - ativista na luta contra a discriminação e a homofobia - poderá permitir que Maria de Belém, católica e conservadora no capítulo dos costumes e da chamada agenda fraturante, possa chegar a outras franjas do eleitorado. E torna-se o segundo mandatário distrital da candidatura da ex-ministra da Saúde de António Guterres a ser conhecido, depois de o ex-ministro da Educação Eduardo Marçal Grilo ter sido escolhido para desempenhar iguais funções em Lisboa.
Como mandatário nacional, Maria de Belém apostou noutro antigo membro do executivo chefiado por Guterres: Vera Jardim, ex--ministro da Justiça.
A presidente do PS na era de António José Seguro fez a apresentação pública da candidatura no dia 13, no Centro Cultural de Belém, tendo dito que o fazia por "um imperativo patriótico" e para "disputar a vitória" porque, referiu, não há "coroação" do Chefe do Estado.