Julio Iglesias é pai aos 75. Tribunal reconhece paternidade de filho de portuguesa

Uma batalha jurídica iniciada em 1992 chegou hoje ao fim: um tribunal de Valência reconheceu que Julio Iglesias é o pai biológico de Javier Sánchez Santos, filho da portuguesa Maria Edite Santos.
Publicado a
Atualizado a

Foram oito ou nove dias de paixão vividos em 1975 numa casa em Sant Feliu de Guíxols, na Catalunha. Naquela localidade da Costa Brava, o cantor romântico Julio Iglesias e a bailarina portuguesa Maria Edite Santos viveram uma espécie de lua-de-mel que teve como consequência a gravidez de Maria Edite.

Quando descobriu que estava grávida, conta o ABC, Maria Edite comunicou ao cantor, através de uma colega bailarina, mas compreendeu que Iglesias não queria ter mais nada com ela nem com a criança. Maria Edite foi mãe solteira, o que lhe valeu o abandono da família.

Quando Maria Edite Santos deu entrada com o primeiro processo de paternidade contra Iglesias, em 1992, foi "humilhada, insultada" e acusada de ter fabricado a história, disse o filho ao ABC. Também Javier Sánchez, então com 16 anos, sofreu na escola com as notícias que vieram a público.

Julio Iglesias recusou fazer testes de paternidade, conduta que é valorizada pelos juízes. O retrato pormenorizado de Maria Edite sobre os dias que viveu com Julio Iglesias também foi tido em conta.

Uma prova que não terá sido considerada lícita é a prova de ADN de Julio José - filho mais velho de Julio Iglesias - , em 97% igual à de Javier, apresentada em tribunal em 2017, mas anulada por ter sido obtida sem autorização.

Javier Sánchez Santos, de 43 anos, é o nono filho conhecido de Julio Iglesias. Os filhos mais velhos são Chabeli, Julio José e Enrique, fruto do casamento com Isabel Preysler, e Miguel Alejandro, Rodrigo, Victoria, Cristina e Guillermo com a mulher atual, Miranda Rijnsburger.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt