Julian Wilson vence em Peniche
Os dois jovens surfistas eram dos que pontuações mais altas tinham conseguido durante toda a etapa portuguesa do circuito mundial. A final foi emocionante até ao último instante e até se prolongou durante uns minutos que pareceram uma eternidade para Julian Wilson. Quando finalmente a pontuação foi conhecida, o australiano teve direito a uma guarda de honra por parte do compatriota Matt Wilkinson.
Gabriel Medina não conteve as lágrimas e nem aguentou estar no pódio enquanto o australiano recebia o troféu. A muito custo regressou, mas sempre a chorar e deixou a promessa que da próxima vez vai derrotar Julian Wilson.
No ano passado, em França, Medina derrotou Wilson na final também por uma margem muito pequena. Agora foi a "vingança" do australiano, numa batalha que promete desenvolvimentos para os próximos anos, pois os dois jovens surfistas são apontados como grandes candidatos a lutarem por um título mundial.
Apesar de eliminado nas meias-finais, Joel Parkinson somou importantes pontos na luta pelo título. O segundo heat dos quartos-de-final pode ter sido um dos mais importantes na luta pelo título mundial. Com Kelly Slater e Mick Fanning já eliminados (por Raoni Monteiro e Owen Wright, respetivamente), Joel Parkinson tinha a possibilidade de ele mesmo afastar o jovem de 20 anos, John John Florence.
Por breves momentos o havaiano ainda ameaçou fazer uma surpresa a Parko, mas a experiência do australiano veio ao de cima e vai sair de Peniche com o primeiro lugar do ranking consolidado. Depois do Rip Curl Pro ficarão a faltar duas provas: Santa Cruz (EUA) e Pipeline (Havai).
Final:Julian Wilson (Aus) 16.26; Gabriel Medina (Bra) 15.37.
Meias-finais:
Heat 1: Gabriel Medina (Bra) 13.80; Joel Parkinson (Aus) 5.27.
Heat 2: Julian Wilson (Aus) 19.27; Adriano de Souza (Bra) 5.90.
Quartos-de-final:
Heat 1: Gabriel Medina (Bra) 15.60; Josh Kerr (Aus) 10.67.
Heat 2: Joel Parkinson (Aus) 15.07; John John Florence (Hav) 11.23.
Heat 3: Julian Wilson (Aus) 15.13; Owen Wright (Aus) 14.34.
Heat 4: Adriano de Souza (Bra) 15.57; Jeremy Flores (Fra) 9.80.