Jornalismo bilingue
Cada sessão realizada no Media Lab é adaptada à faixa etária dos participantes. Entre o inglês e o português, os pequenos jornalistas realizaram a sua atividade: construir, com a ajuda do formador, a primeira página do jornal.
Ana Santorum, professora de português no Colégio, referiu a realização do workshop "Faz a tua 1ª página" como "importante para os alunos colocarem em prática conteúdos aprendidos em sala de aula".
Após serem informados sobre os frescos pintados por Almada Negreiros presentes na galeria do Diário de Notícias, os jovens foram encaminhados para o auditório onde assistiram ao filme "um dia na redação".
Mas, afinal, o que faz um jornalista no seu dia-a-dia? A típica imagem do profissional sentado à secretária a escrever notícias não se aplica aos dias de hoje. O jornalista não constrói as suas peças apenas na redação. O trabalho de campo ou a procura de elementos que complementem a sua história também acontece fora do jornal.
Os elementos multimédia e o acesso à Internet facilitam a busca de informação, agilizando-a. Enquanto que a consulta de fontes e a garantia do rigor ético fazem com que o profissional dos órgãos de comunicação cumpra normas e procedimentos.
A visita à redação deixou os mais novos entusiasmados. Observar de perto o ambiente em que os jornalistas trabalham corresponde ao momento "mais importante da visita", salientou Ana Santorum.