Há muito que o paddock da Fórmula 1 fervilha com os rumores que aos poucos se tornaram mudanças oficiais para 2022. Até agora, seis das dez equipas do Campeonato do Mundo anunciaram os seus pilotos para a próxima época. Só há quatro carros sem piloto confirmado: dois na Williams, um na Haas e outro na Alfa Romeo, onde Félix da Costa é opção a ter em conta, segundo soube o DN. Por outro lado, a Aston Martin não confirmou se Lance Stroll continuará, mas esse é o cenário mais provável..O mercado começou a movimentar-se em maio com a renovação da Lando Norris com a McLaren, seguida da prorrogação do contrato de Esteban Ocon com a Alpine, num verdadeiro efeito dominó a que escaparam Ferrari e Red Bull. Com a renovação do heptacampeão Lewis Hamilton com a Mercedes até 2023, durante o Grande Prémio da Áustria, permanecia a dúvida sobre quem o ir ia acompanhar, depois da saída de Valtteri Bottas. A escolha recaiu em George Russell, que assinou até 2022..A Alpine já havia renovado Esteban Ocon e decidiu fazer o mesmo com experiente campeão Fernando Alonso. Na McLaren, Daniel Ricciardo e Lando Norris continuarão a ser parceiros. O australiano estará com a equipa pelo menos até o final de 2022 e Lando renovou durante o GP do Mónaco..Os italianos da Alpha Tauri tinham dúvidas sobre a continuidade da atual dupla, mas ontem confirmaram que Pierre Gasly e Yuki Tsunoda continuarão em 2022. Já na Aston Martin apenas o campeão Sebastian Vettel está confirmado, mas Lance Stroll provavelmente continuará na equipa criada pelo pai, Lawrence Stroll..Na Alfa Romeo ainda há um lugar livre e é aqui que entra o sonho do português Félix da Costa, um dos nomes possíveis para fazer companhia ao finlandês Valtteri Bottas, que vai ocupar a vaga do compatriota Kimi Raikkonen, que já anunciou a reforma..Nesta altura, ainda não se pode descartar a continuidade de Antonio Giovinazzi, mas a verdade é que há mais candidatos a ocupar o segundo carro da scuderia. Mick Schumacher e Calum Ilott estão entre os preferidos, mas há que contar com Guanyu Zhou, o chinês da Fórmula 2 que chegou a oferecer 30 milhões de euros pelo lugar. .Quem tem uma palavra a dizer em todo este imbróglio é Toto Wolff, patrão da Mercedes, que defende uma oportunidade para Nick De Vries, campeão da Fórmula E, seja na Alfa Romeo ou na Williams. A scuderia britânica, que está numa guerra entre a Mercedes e a Red Bull, tem dois lugares livres, tendo Alexander Albon e De Vries como alvos. Christian Horner, patrão da Red Bull, confirmou que está em conversações com Jost Capito, líder da Williams, para transferência de Albon mas existem pressões externas contra..Por fim, a guerra na Haas. Nikita Mazepin e Mick Schumacher andam às turras na pista e fora dela e isso pode levar o filho de Michael Schumacher a procurar nova equipa 2022 e baralhar as vagas na Alfa Romeo, Red Bull, Mercedes e Williams..A Ferrari e a Red Bull são por estes dias scuderias contra a corrente. Os italianos têm Carlos Sainz até 2022 e Charles Leclerc com contrato até 2024. Também os austríacos da Red Bull continuarão como estão, com Max Verstappen e Sergio Pérez na próxima temporada. O holandês lidera o mundial com ligeira vantagem sobre Hamilton e tem contrato até 2023 e Pérez viu o contrato ser renovado há uma semana e meia..isaura.almeida@dn.pt