João Gilberto adia digressão por motivos de saúde
João Gilberto devia começar uma série de concertos no sábado em São Paulo para assinalar 80 anos de vida, mas teve de adiá-la por causa de uma gripe, tendo sido aconselhado pelo médico pessoal a descansar, escreve o jornal Folha de São Paulo.
Depois do concerto de sábado, João Gilberto deveria actuar a 15 de Novembro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
De acordo com o mesmo jornal, a digressão foi adiada para 9 de Dezembro, com o primeiro concerto agendado para Salvador, seguindo-se São Paulo e Rio de Janeiro. Os concertos previstos para Brasília e Porto Alegre foram adiados para 2012.
A assessoria de imprensa de João Gilberto indicou que os concertos serão registados para posterior edição em DVD, para assinalar os 80 anos do músico brasileiro.
Com fama de casmurro e em conflito com a imprensa, João Gilberto completou 80 anos no dia 10 de Junho, fechado num apartamento no Leblon, no Rio de Janeiro, e sem conceder uma única entrevista.
Responsável por criar um dos estilos musicais mais reverenciados pelo mundo - a Bossa Nova - João Gilberto tornou-se um mito por inventar uma nova maneira de tocar violão.
Em 1958 saiu o disco "Canção do Amor Demais", de Elizeth Cardoso, que continha algumas faixas gravadas por João Gilberto, e esse foi considerado o ano de nascimento da bossa nova.
No mesmo ano, João lançaria um compacto com as canções "Chega de Saudade", dos parceiros Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e "Bim Bom", de sua própria autoria, a confirmar o surgimento de um novo ritmo, desta vez já com maior reconhecimento por parte do público.
Além de ter contribuído enormemente para a imagem do Brasil no exterior, a música tocada por João Gilberto ajudou também a promover a língua portuguesa por todos os cantos do planeta.
João Gilberto actuou no Brasil em 2008 com três concertos para assinalar os 50 anos da bossa nova.
O último álbum de João Gilberto foi lançado em 2000.