Jáfumega reúnem-se para dois concertos em maio

Banda de referência da primeira geração pop/rock dos anos 80 junta-se pela primeira vez desde 1985 para concertos nos Coliseus do Porto e Lisboa.
Publicado a
Atualizado a

Os Jáfumega, banda mítica da geração que deu visibilidade ao som pop/rock português em inícios dos anos 80, autores de clássicos como Ribeira, Latin'America ou La Dolce Vita, vão reunir-se para concertos nos Coliseus do Porto e Lisboa, respetivamente a 24 e 31 de maio. Nos concertos a banda surgirá com a sua formação de sempre, que inclui as presenças de Luís Portugal (voz), Mário Barreiros (guitarra), Eugénio Barreiros (voz, e teclas), Pedro Barreiros (baixo), José Nogueira (saxofone e teclas) e Álvaro Marques (bateria).

Os Jáfumega surgiram em finais dos anos 70 na sequência do fim dos Mini Pop, trio que juntara os irmãos Barreiros desde 1969 e que chegou a gravar uma série de discos entre 1971 e 73. Estrearam-se em disco com o álbum Estamos Aí (Metro Som, 1980), cantado em inglês. Ganham contudo visibilidade com um single que lançam em 1981 que, apesar de apresentar Dá-me Lume no lado A, chama atenções com Ribeira, a canção que ouvíamos no lado B e que levou à banda sonora desse ano a expressão "a ponte é uma passagem, para a outra margem"... Já com um perfil de grande popularidade editam os álbuns Jáfumega (PolyGram, 1982) e Recados (PolyGram, 1983). Chegam a atuar em Paris, numa mostra de música moderna, mas apesar de anunciarem um possível novo disco em 1985, o projeto não chegou a bom porto e a banda saiu de cena. Em 1990 surgiria uma antologia com o título Jáfumega.

Os concertos nos Coliseus poderão assim apresentar alguns dos temas que deixaram por gravar em 1985. As duas datas serão registadas em vídeo para posterior edição em DVD. Os Jáfumega juntam-se a nomes como os Ornatos Violeta, Resistência, Trabalhadores do Comércio ou Táxi que também se reuniram alguns anos depois das suas primeiras vidas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt