Numa semana em que saíram as nomeações do Screen Actors Guild (SAG), a associação dos atores, e dos Globos de Ouro, os prémios da imprensa estrangeira em Hollywood, o panorama dos possíveis nomeados para os Óscares ficou com eleitos mais consubstanciados. Ainda assim, 2020 vai ter uma disputa com excesso de candidatos..São muitos os possíveis nomeados que vão ficar de fora, em especial na categoria de melhor ator, em que a quantidade de desempenhos de excelência está a deixar numa pilha de nervos os estúdios, os publicistas e a própria imprensa. Um ano de engarrafamento que pode deixar Robert De Niro de fora em O Irlandês, sobretudo agora que não ficou nomeado nem nos Globos de Ouro nem nos SAG. E aí importa dizer que nomes como Joaquin Phoenix (Joker), Antonio Banderas (Dor e Glória), Jonathan Pryce (Dois Papas), Christian Bale (Le Mans 66': O Duelo), Leonardo DiCaprio (Era Uma Vez em... Hollywood) e especialmente Adam Driver (Marriage Story) estão bem mais cotados..A questão aqui, além do mérito das interpretações, é como se estabelecem as correntes de favoritismo. Nesse ponto, é óbvio que a questão da quantidade de dinheiro que se gasta numa campanha tem um relevo maior. A forma como a Sony está a tentar que Brad Pitt e Leonardo DiCaprio entrem nas considerações da Academia chega a dar nas vistas, nomeadamente através de anúncios gigantes na imprensa. Além disso, há também um jogo de lóbis e, no caso dos Globos de Ouro, encontros e apresentações de charme junto dos votantes. Nem todos os atores estão para isso, mas a imprensa especializada também acaba por ter alguma influência. Os elogios em torno de Adam Driver em Marriage Story foram um balanço considerável para que agora o ator de Guerra das Estrelas fosse o maior concorrente. Eddie Murphy em Chamam-Lhe Dolemite e Adam Sandler em Uncut Gems terão ficado com menos hipóteses depois destas nomeações....Menos atrizes em luta.Nas atrizes, nesta última semana ficámos a perceber que tudo anda à volta de um trio: Charlize Theron (Bombshell), Scarlett Johansson (Marriage Story) e a ainda favorita Renée Zellweger (Judy). Todas as outras estarão apenas a decorar, havendo apenas dúvidas se Awkwafina em A Despedida e Saoirse Ronan em Mulherzinhas, ausentes dos SAG, poderão ainda sonhar com a nomeação. Nesta categoria, surpresas não deverá haver....No que toca a melhor filme e melhor realização, o tapete vermelho também deverá ter excesso de filmes e nem todos vão ser chamados para o Dolby Theater. Com o que se sabe até agora, é bem possível que estes sejam os escolhidos: Marriage Story, Era uma Vez... em Hollywood, Joker, Parasitas, Bombshell, 1917, O Irlandês, Jojo Rabbit e Le Mans 66': O Duelo, com hipóteses ainda remotas para A Despedida e Mulherzinhas. Isto quer dizer que serão uns Óscares dominados pela Netflix e por realizadores do sexo masculino, algo que está a provocar já um debate. É quase garantido que a lista dos cinco melhores realizadores que sairá daqui não terá nenhuma mulher - Lulu Wang, de A Despedida, e Greta Gerwig, de Mulherzinhas, eram quem tinha mais chances, mas a cotação já esteve mais forte....Quer isto dizer que o #MeToo já está a empalidecer? A questão talvez não se deva pôr, quanto mais não seja porque o reforço de produção de obras feitas por mulheres ainda demora algum tempo a surtir efeitos na indústria. A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood já veio a público afirmar que não vota a pensar no género dos realizadores, mas também é verdade que um filme como Queen & Slim, realizado pela afro-americana Melina Matsoukas, tenha ficado de fora de todas estas listas. A produtora do também já veio ao terreno dizer que tentou mostrar o filme para os Globos de Ouro e ninguém apareceu..Os cineastas afro-americanos podem também sentir-se marginalizados neste ano - de todos estes títulos não se afiguram cineastas de raça negra com hipóteses de poder competir com Todd Phillips, Martin Scorsese, Noah Baumbach, Quentin Tarantino ou Bong Joon Ho. E neste ano tínhamos um genial Jordan Peele em Nós, filme que apenas poderá estar na corrida através da interpretação feminina de Lupita Nyong'o, possivelmente o melhor desempenho deste ano, mas que vai ser engolido por Renée Zellweger ou por Scarlett Johansson..Polémicas à parte, os primeiros indicadores já nos deram a perceber que, na corrida das atrizes secundárias, Laura Dern, em Marriage Story, é a grande favorita. A atriz nunca venceu o Óscar e a sua feroz advogada de negócios simboliza uma afirmação deste novo feminismo tão em voga, apesar de Kathy Bates em O Caso de Richard Jewell, de Clint Eastwood, estar a ganhar força depois de vencer o National Board of Review. Por se estrear mesmo mais perto do final do ano, o filme de Eastwood pode ganhar embalagem com o fator surpresa e ter mais impacto nas nomeações de 13 janeiro....No que toca aos atores secundários, Brad Pitt em Era Uma Vez... em Hollywood, de Tarantino, parece disputar o favoritismo com Joe Pesci em O Irlandês, de Martin Scorsese, embora o galã beneficie de um capital de simpatia grande entre os seus pares. Além de Al Pacino (O Irlandês), Tom Hanks (Um Amigo Extraordinário) e Anthony Hopkins (Os Dois Papas), todos nomeados nos Globos de Ouro, na corrida para o Óscar ainda pode aparecer Jamie Foxx, no drama de tribunal Tudo pela Justiça..Com tudo isto, fora do comboio dos prémios parecem estar obras como Waves, de Trey Edward Shults, uma das coqueluches do Festival de Toronto, Cats, o musical da Universal que teve uma das piores receções a um trailer de que há memória, Uncut Gems, o belo filme dos manos Safdie, que provavelmente é ainda muito indie para as mentes mais conservadoras dos votantes, e A Mentira Perfeita, de Bill Condon..As surpresas no "esquecimento" de alguns atores com possibilidades são algumas, mas continua então ainda o efeito de choque de Robert De Niro sem nomeação nos SAG ou nos Globos de Ouro. A lista inclui então: Tracy Letts (o Ford de Le Mans 66': O Duelo), Matt Damon (Le Mans 66': O Duelo), Thomasin McKenzie (superlativa em Jojo Rabbit), Sterling Brown (talvez o melhor secundário do ano, em Waves), Willem Dafoe (O Farol), Florence Pugh (Mulherzinhas) e Adam Sandler (Uncut Gems), este último já teve coragem de brincar, ameaçando voltar aos maus filmes caso não seja nomeado....Nos próximos dias, vamos saber ainda o que pode sair das nomeações das guildas de produtores, dos realizadores e dos prémios BAFTA, mas os dados estão lançados e a Netflix vai voltar a estar em grande nos Óscares depois de Roma..O Irlandês e Marriage Story estão realmente na pole position de uma corrida que permitiu voltar a acreditar no cinema feito para adultos em Hollywood. Joker, Judy, Era Uma Vez... em Hollywood e Le Mans 66': O Duelo foram grandes sucessos nas bilheteiras. Se calhar, agora os grandes estúdios de Hollywood já teriam dado luz verde a Scorsese para O Irlandês (que, segundo a Netflix, até ao final da semana passada já tinha tido mais de 24 milhões de visualizações.