Itália procura 'jihadistas' suspeitos sob ameaça de ataque iminente

O ataque pode acontecer em Roma ou Milão, avisa a embaixada americana
Publicado a
Atualizado a

As autoridades norte-americanas lançaram um alerta para potenciais ataques terroristas na Itália, cujos serviços de segurança procuram agora cinco possíveis suspeitos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros italino disse esta quinta-feira à televisão pública RAI que "possíveis ataques terroristas" poderiam visar a Basílica de São Pedro em Roma ou o Teatro La Scala em Milão.

A embaixada dos Estados Unidos em Roma enviou um alerta para os cidadãos americanos: além dos grandes destinos turítsticos, locais como igrejas, sinagogas, restaurantes, teatros e hotéis nas duas maiores cidades do país, Roma e Milão, poderiam ser alvos de ataques.

Não houve para já insinuações das autoridades de que a ameaça terrorista envolva planos concretos de um ataque em específico. O alerta de segurança de Itália foi elevado para o grau 2, o mais alto possível na ausência de um ataque direto, após os atentados em Paris de sexta-feira passada, reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

"Desde ontem que as nossas forças de segurança estão a tentar identificar cinco pessoas", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros Paolo Gentiloni. O ministro sublinhou ainda que o aviso da embaixada americana aos seus cidadãos não era uma recomendação de que não visitassem a Itália, mas sim de que se mantivessem atentos.

[artigo:4892399]

Gentiloni disse que a Itália estava preparada para ajudar os seus "irmãos franceses" no combate contra o Estado Islâmico, mas garantiu que não enviaria tropas para a Síria: "Ninguém vai pôr tropas na Síria, nem Hollande, nem Obama, nem nós".

[artigo:4892108]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt