Isaac Herzog eleito presidente de Israel
O ex-deputado e ministro Isaac Herzog, filho do ex-presidente Chaim Herzog, vai ser o próximo presidente de Israel, depois de ter conseguido os votos de 87 dos 120 deputados do Parlamento israelita. "Serei o presidente de todos", disse.
Herzog, de 60 anos, é um veterano do Labor (centro-esquerda), tendo sido deputado entre 2003 e 2018 e ocupado várias pastas ministeriais entre 2005 e 2011, incluindo Habitaçã, Turismo ou Segurança Social. Foi o líder da oposição em Israel entre 2013 e 2018. Atualmente estava à frente da Agência Judaica, a maior organização sem fins lucrativos judaica do mundo.
Na votação secreta no Knesset derrotou a antiga reitora Miriam Peretz, que só conseguiu 27 votos (três deputados abstiveram-se) e falhou assim na sua tentativa de ser a primeira mulher presidente de Israel.
Herzog vai suceder a 9 de julho a Reuven Rivlin, eleito em 2014 para o cargo que é praticamente cerimonial -- o poder executivo está nas mãos do primeiro-ministro. O presidente israelita é eleito pelo Parlamento para um único mandato de sete anos. O pai de Isaac Herzog, Chaim Herzog, foi o sexto presidente de Israel, entre 1983 e 1993 (na altura o mandato era de cinco anos e havia a possibilidade de reeleição).
A eleição surge no dia em que termina também o prazo para a formação de governo em Israel, numa altura em que a oposição está a tentar uma aliança que irá pôr fim a 12 anos de Benjamin Netanyahu no poder. O prazo termina às 23.59 (21.59 em Lisboa).