Instituição distribui sábado 250 sopas a famílias carentes
"A sopa de feijão vai ser confecionada a partir das 09:00 por voluntários, que vão descascar os legumes, empacotar e distribuir as 250 doses individuais, porta a porta, em Santa Bárbara, Ribeira Seca, Conceição, Matriz e Ribeirinha", afirmou Ana Maria Pereira, coordenadora da instituição, em declarações à Lusa. A iniciativa, que se integra no Ano Europeu do Voluntariado, deverá abranger "cerca de 80 agregados carenciados, devidamente sinalizados pelos serviços de ação social locais".
O Centro de Apoio Social e Acolhimento está também a preparar cabazes de natal com bens oferecidos, que serão distribuídos entre 19 e 23 de dezembro por famílias carenciadas daquelas cinco freguesias do centro da cidade da Ribeira Grande. Nesse sentido, a instituição está a pedir doações de "bens essenciais, como massa, arroz, conservas, salsichas, atum, leguminosas [feijão, grão de bico], legumes, fruta enlatada, azeite, óleo, bacalhau, açúcar, bolacha e leite". Ana Maria Pereira recordou que esta "não é a primeira vez" que a C.A.S.A realiza uma iniciativa do género, salientando que há três anos foram distribuídos "cerca de 30 cabazes por famílias dos bairros do Bandejo e de Santa Lúzia, no âmbito do projeto Crescer".
No ano passado, esta instituição particular de solidariedade social "angariou 1280 quilos de tampas de garrafas, que permitiram a aquisição de uma cadeira de rodas para uma criança", tendo sido também recolhidas quatro toneladas de material escolar, roupa e brinquedos, que foram enviadas para Cabo Verde e para instituição de apoio social em S. Miguel. A C.A.S.A Bernardo Estrela possui cinco valências, apoiando 150 utentes, entre crianças a jovens. A instituição disponibiliza creche, jardim de infância e ATL (Atelier de Ocupação de Tempos Livres), dispondo ainda de um Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil, para jovens dos 15 aos 21 anos em situação de absentismo escolar, dependência ou risco.