Infarmed investiga troca de medicamentos

O caso denunciado pelo bastonário da Ordem dos Médicos ao DN da troca, por parte de uma farmácia, de um medicamento por outro mais caro, já está a ser investigado pela Autoridade Nacional do Medicamento.
Publicado a
Atualizado a

Numa nota enviada às redações, o Infarmed explica que os dados apurados são posteriormente remetidos ao conselho jurisdicional da Ordem dos Farmacêuticos, responsável por sancionar este tipo de irregularidades.

"O caso identificado na referida noticia está a ser alvo de apreciação por parte do Infarmed, com o intuito de apurar os factos ocorridos e enquadrar os mesmos com a legislação em vigor e as Boas Práticas de Farmácia", refere a nota do Infarmed.

Em causa está uma das cinco comunicações que chegaram à Ordem dos Médicos relativas a situações de troca de medicação feitas nas farmácias ou de suspeita de reações adversas.

"Temos um caso de um doente que foi aviar uma receita de Clopidogrel [remédio para o sangue] de uma marca genérica que custava 9,05 euros por embalagem. A receita estava trancada pelo médico, mas na farmácia trocaram a embalagem por outra que custou ao doente 12,95 euros", revelou ao DN José Manuel Silva.

"Nos casos em que se identifica a alteração de receituário não autorizado, como aparenta o caso referido, os mesmos são remetidos ao Conselho Jurisdicional da Ordem dos Farmacêuticos, que é a entidade competente para analisar e sancionar este tipo de irregularidades", adianta o Infarmed.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt