Dominado fogo em Azeméis que chegou a envolver mais de 400 operacionais
"O fogo já está dominado e temos agora 100% do perímetro do incêndio controlado, já em fase de rescaldo", declarou à agência Lusa o 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, Fernando Maciel.
O fogo, que consumiu uma área "ainda por determinar" de terreno florestal distribuído pelas freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, agravou-se durante a tarde devido às elevadas temperaturas e aos ventos fortes que se fizeram sentir na região, mas, segundo o coordenador das operações, "nunca representou risco para a população".
No local, pelas 23:30 permaneciam 379 operacionais e 114 meios terrestres que "vão continuar a trabalhar na consolidação do rescaldo, para se manter vigilância sobre a área" e, assim, se evitarem eventuais reacendimentos, segundo Fernando Maciel.
No início da noite, os bombeiros já tinham controlado quase a totalidade da área do incêndio que lavra desde as 03:30 em Oliveira de Azeméis, revelou o comando das operações, que às 21:50 ainda envolviam 397 operacionais.
O incêndio consumiu "uma área considerável" das freguesias de Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca, sendo que chegou a implicar a evacuação de "uma casa de lavoura" que o Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro disse estar "numa localização isolada" e destinar-se apenas a armazenamento de alfaias agrícolas.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira, assumiu ao final da tarde que o trabalho dos bombeiros ia exigir "atenção redobrada" à orientação do vento durante a noite, para se anteciparem eventuais riscos para núcleos urbanos, mas às 21:50 Fernando Maciel punha esses receios de parte.
Notícia atualizada às 00:02