Incêndio em plataforma petrolífera. 30 trabalhadores desaparecidos

Instalação no Mar Cáspio incendiou-se após uma tempestade. Há um morto confirmado, mas teme-se o pior
Publicado a
Atualizado a

Trinta trabalhadores da companhia petrolífera do Azerbaijão Socar que estavam numa plataforma no Mar Cáspio onde ocorreu hoje um incêndio estão desaparecidos, adiantou a própria empresa, que já tinha dito que outros 32 foram resgatados.

O presidente da empresa, Ilham Aliyev, já tinha indicado que uma pessoa tinha morrido no acidente ocorrido hoje na sequência de uma tempestade que surgiu na sexta-feira e que danificou aquela plataforma petrolífera, onde acabou por deflagrar um incêndio.

Os media azeris indicaram que mais de 60 trabalhadores estavam na plataforma quando se iniciou a tempestade. As televisões difundiram imagens aéreas da plataforma, em grande parte a ser devorada por chamas com vários metros de altura e rodeada por um mar tumultuoso.

Ex-república soviética com nove milhões de habitantes, fronteiriça do Irão, da Geórgia, da Arménia e da Rússia, o Azerbaijão concentra 80% das riquezas petrolíferas do Cáucaso do sul.

Este importante exportador de hidrocarbonetos é ainda o ponto de partida de vias estratégicas de transporte de petróleo do mar Cáspio em direção à Europa e que contornam o território da Rússia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt