Hyundai Ioniq 5. Entre e desfrute da sua nova sala de estar

O modelo que vai ser comercializado em Portugal é proposto a partir de 50.990 euros.
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A Hyundai tirou o melhor partido da nova plataforma específica para veículos elétricos para recriar o espaço onde passamos uma boa parte das nossas vidas.

Apesar de ser inspirado no Pony de 1974, não conseguimos deixar de encontrar semelhanças com a primeira geração do Lancia Delta. O design exterior disfarça as suas dimensões e ao vivo verificamos que é um automóvel maior do que aparenta nas fotos.

A tecnologia de 800 V permite o carregamento a 350kW e repor a bateria dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos. À medida que os carregadores rápidos forem sendo disponibilizados, é bom saber que é possível obter 100 quilómetros de autonomia com apenas cinco minutos de carga.

O Ioniq 5 vai estar disponível numa série de configurações: um ou dois motores com potências desde 166 cv até 300 cv, tração traseira ou quatro rodas motrizes e baterias de 58kWh ou 72,6kWh. Para Portugal, para já, virá apenas a versão com tração traseira, motor de 160 kW (218 cv), bateria de 72,6 kWh e uma autonomia anunciada entre os 481 km em circuito misto e os 692 km em cidade.

Na apresentação mundial, experimentámos a versão com dois motores, tração às quatro rodas, 305 cv e bateria de 72,6 kWh. Da primeira vez que se vê o Ioniq 5 apetece ficar um bom minuto a olhar para ele de vários ângulos. Uma vez no interior é impossível não notar no abundante espaço disponível, com verdadeiras poltronas com regulações elétricas (opcionais).

A tecnologia a bordo não se impõe à sobriedade do design minimalista. O painel de instrumentos e o ecrã de infoentretenimento estendem-se ao longo de 24 polegadas parecendo flutuar à nossa frente. São, na verdade, dois ecrãs de 12" cada um e há uma rutura na forma como o quadrante de instrumentação mostra a informação com novas animações gráficas.

O interface é novo e está bem conseguido: é rápido e intuitivo, provando que um bom design pode ser apelativo e funcional. Com os olhos postos na estrada as distrações são reduzidas ao mínimo com a ajuda do head-up display, que conta com realidade aumentada para mostrar a informação mais relevante no campo visual do condutor.

As ajudas à condução são suficientes para o Ioniq 5 ser capaz de realizar uma condução autónoma de nível 2. As mãos continuam a ter de estar no volante, mas na prática o Ioniq 5 é capaz de mudar de faixa, curvar em autoestrada e até passar cruzamentos em estradas nacionais.

A posição de condução elevada proporciona uma boa visibilidade. Em andamento, a atitude do Ioniq 5 é pautada por uma extrema suavidade e conforto. As irregularidades do piso são filtradas, mesmo com jantes de 20" e em autoestrada a insonorização faz parecer que seguimos num tapete mágico. Apesar da forte aderência ao solo e da direção comunicativa, não tem o comportamento de um desportivo ao denotar algum rolar de carroçaria em curvas fechadas se feitas um pouco mais rápido. Claro que sendo um automóvel elétrico que na versão com 305 cv e tração às quatro rodas é capaz de chegar aos 100 km/h em 5,2 segundos, será também divertido. No entanto, alguma contenção é necessária se quisermos confirmar os mais de 500 quilómetros de autonomia anunciados. Sem grandes preocupações em poupar bateria, devolvemos o nosso Ioniq 5 no final do dia a registar um consumo de 19.1 kWh/100 km em 230 km percorridos e autonomia ainda para 455 quilómetros.

Com a filosofia Smart Living Space, a Hyundai criou um automóvel que aponta o caminho para uma mudança de paradigma, em que outros elétricos ainda vivem ao tentarem replicar o funcionamento dos automóveis de combustão. As deslocações e viagens a bordo do Ioniq 5 vão ser mais agradáveis e o exterior não vai deixar ninguém indiferente.

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