Hyundai ao ataque com o novo i30
Maior, no comprimento e na largura, mas também mais baixo, espaçoso, com uma proeminente grelha que promete ser novo símbolo identificativo da marca, o novo Hyundai i30 será a primeira novidade da Hyundai em 2017.
Já foi apresentado na Alemanha e terá estreia pública oficial, este mês, no Salão de Paris. Está previsto para fevereiro o início da comercialização em Portugal, com preços não muito diferentes dos atuais.
Um motor 1.4 turbo a gasolina a debitar 140 cv, novidade absoluta na marca, é um dos argumentos em destaque neste compacto que a Hyundai promete muito bem equipado, em todos os domínios, da conectividade à segurança, e com uma lista de extras que permitirá dispor de tudo quando hoje já pode exigir-se de um automóvel deste segmento.
O novo i30 foi desenhado e desenvolvido na Europa e é também fabricado no Velho Continente, mercado a que o grande construtor sul-coreano quer dedicar cada vez mais atenção - tanta que o objetivo é liderar entre os emblemas asiáticos! Daí o incremento da qualidade percebida, o recurso a materiais de nível superior, mesmo outro cuidado na apresentação que se traduz num ambiente mais conseguido no habitáculo, aspeto a que os europeus são sensíveis.
Contará com três motorizações diesel a partir do bloco 1.6 (94/109/134 cv). A gasolina haverá duas escolhas a juntar ao 1.4 turbo, a versão normalmente aspirada deste motor (98 cv) e o pequeno três cilindros de um litro (118 cv).
No que respeita a transmissão, a caixa manual de seis velocidades ou a automática de dupla embraiagem com sete relações, esta nas versões mais musculadas, fazem a oferta.
Relevo para a bagageira que desafia algumas das melhores da concorrência, com 395 litros de capacidade que poderá chegar aos 1301 com os bancos traseiros rebatidos.
A gama i30 integrará outras duas novidades, uma versão desportiva, que recebe a designação N e deverá assentar num motor 2.0 turbo capaz de pôr no chão 260 cv; e uma sportswagon, escolha muito popular no mercado nacional e provavelmente disponível por alturas de junho.