Humoristas celebram aniversário da Fox Comedy
A Fox Comedy chamou 21 dos mais famosos nomes do humor nacional para comemorar o primeiro ano de presença do canal no mercado português, que se assinala hoje. Os comediantes vão dar a cara por 20 vídeos curtos a constar na programação em TV e nos meios digitais.
Caracterizados pela estação como apontamentos de "humor tuga", vão estar disponíveis no Facebook oficial já a partir da próxima semana, transpondo para a web a comemoração que invade desde já a grelha de programas. Herman José, Nuno Markl, Salvador Martinha, Fernando Alvim, Joana Marques, Luís Franco-Bastos, Marco Horácio, Vasco Palmeirim ou mesmo A Criada Malcriada são alguns nomes confirmados para participar nestes sketches.
Um dos pontos altos da comemoração deste aniversário é a inclusão de uma maratona da primeira temporada de Os Simpsons. A sessão contínua de episódios começa nesta tarde, pelas 15.30, exatamente um ano depois do início das transmissões da Fox Comedy. Uma "verdadeira sessão vintage da família amarela", com todos os 13 episódios que iniciaram as aventuras de Homer e companhia, lê-se numa nota de impressa.
Luís Fernambuco, diretor de programação e conteúdos do canal, destaca ao DN o "balanço muito positivo" do primeiro ano de atividade, relembrando que a Fox Comedy veio substituir uma antiga marca da família Fox - o FX - e que conseguiu "quadruplicar os resultados de audiência". "O canal mais engraçado da televisão", nas palavras do responsável, conquistou 0,7% de share nos primeiros dez meses deste ano, contra 0,2% da anterior aposta do grupo Fox. Luís Fernambuco destaca ainda o bom registo que a estação tem conseguido junto dos jovens adultos, "cada vez mais difíceis de atrair para a televisão" dita tradicional.
Na faixa etária dos 15 aos 24 anos este é o canal de séries mais visto, arrebatando 2,9% de quota de mercado. De acordo com Fernambuco, a capacidade de "atrair os mais jovens" constitui "um motivo de orgulho" para a equipa do canal, cuja audiência é constituída em 40% por espectadores com menos de 25 anos.
Estão a chegar séries em série
Para manter e acrescentar público, estão preparadas algumas apostas para o final de ano. O responsável pelos conteúdos do canal anuncia "maratonas de estreias das principais sitcoms" para os domingos de dezembro. Assim, semanalmente serão emitidos oito episódios novos, "que nunca foram transmitidos em Portugal, em nenhum canal" de algumas das "séries mais icónicas". A começar com 2 Broke Girls (4 de dezembro) e seguindo com Jess e os Rapazes (dia 11), Um Homem entre Mulheres (dia 18) e Uma Família muito Moderna (dia 25).
O diretor do canal realça ainda que a aposta em sequências de episódios acontecem por ter percecionado que "as pessoas gostam de maratonas". Assim, a partir de dia 31 de dezembro, os sábados serão ocupados com transmissões contínuas das oito temporadas de Uma Família muito Moderna, uma das séries de maior sucesso do canal.
Já para o próximo ano estão prometidos "muitos títulos novos", entre os quais se destaca Mindy Project, uma nova comédia a arrancar logo em janeiro.
Também a inclusão de formatos nacionais na programação continuará em 2017. Fernambuco admite estar "sempre a ver conteúdos". No entanto, a grande aposta vai ficar-se por "formatos de vídeos curtos, até um minuto", não prevendo para já a inclusão de nenhuma sitcom em português.
Neste primeiro ano, as apostas exclusivas para o mercado luso passaram pela série de miniprogramas cartoon de A Criada Malcriada e ainda pelo Fox Comedy Club, que contou com a colaboração de nomes como Salvador Martinha, Luís Franco-Bastos e Diogo Faro.
A Fox Comedy quer caracterizar-se como "um canal descomplicado, irreverente, com muito humor e que vê piada em tudo". É a primeira aposta num canal pago exclusivamente dedicado à comédia desde 2006, altura em que a estação de Carnaxide descontinuou a SIC Comédia, depois de dois anos no ar.
A Fox Comedy dirige esforços para uma programação que quer corresponder a um público que gosta de "séries premiadas" e da "criatividade e irreverência da animação adulta". Entre os maiores destaques da grelha do canal contam-se formatos como American Dad, Foi assim que Aconteceu, Family Guy, Porta dos Fundos e a já mencionada Uma Família muito Moderna.
Em setembro, na rentrée, os canais Fox reforçaram a ligação entre as suas programações, lançando a campanha "Emoção. Quanto mais Fox melhor". O principal objetivo foi demonstrar que, nos canais da cadeia norte-americana, há sentimentos para todos os gostos. O riso é o mais novo do grupo, mas neste primeiro ano os números demonstram que não é o menos importante no coração dos espectadores.