Hubble fotografa "globo de estrelas" a tempo do Natal
Conhecido como Messier 92, este conjunto de estrelas da nossa galáxia Via Láctea situa-se a cerca de 25 mil anos-luz da Terra. Numa noite sem nuvens, é visível a olho nu na constelação de Hércules, parecendo uma estrela um pouco mais brilhante.
Na realidade, trata-se de um aglomerado globular, um compacto conjunto de estrelas de forma aparentemente esférico. A maioria são estrelas antigas - o Messier 92 contém algumas das estrelas mais velhas da galáxia, algumas quase tão antigas como o Universo.
O velhinho telescópio espacial Hubble, já "especializado" em tirar fotos espetaculares aos céus, virou a sua câmara ótica e de infravermelhos para esta região e captou a imagem que aqui reproduzimos: um "globo" brilhante de 330 mil estrelas que orbitam o mesmo ponto no espaço.
Para os cientistas, esta é mais uma observação cujos dados ajudarão a compreender a formação da Via Láctea. Mas ao comum dos mortais nada impede que aqui se veja, por exemplo, uma bela ilustração natalícia criada pela mãe Natureza.