Hollande no Canadá em visita oficial 27 anos depois de Mitterrand

Presidente francês e o primeiro-ministro Stephen Harper discutem reforço das relações bilaterais. O Quebeque já não é problema.
Publicado a
Atualizado a

O presidente François Hollande iniciou ontem a primeira visita oficial ao Canadá de um chefe de Estado francês em 27 anos , em que um dos momentos altos será a intervenção hoje no Parlamento federal de Otava, menos de duas semanas após o ataque terrorista que custou a vida a um soldado canadiano.

A visita é, por isso, rodeada de importante dispositivo de segurança, e tem objetivos essencialmente económicos e de reforço da cooperação em diferentes domínios. Hollande não deixará, contudo, de a aproveitar como "momento importante" para a França afirmar a sua solidariedade ao Canadá", indicava ontem à AFP uma fonte do Eliseu. A questão da luta contra o terrorismo será abordada, em especial contra o Estado Islâmico, mas no centro da visita estarão as relações bilaterais, historicamente fortes, mas toldadas por alguns momentos de tensão. Em especial, a visita de 1967 do general De Gaulle, quando este lançou a frase "Viva o Quebeque livre!", considerada uma incitação ao movimento independentista da província francófona do país.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt