Há um museu para ver debaixo de água em Lanzarote

A exposição subaquática é inaugurada amanhã, tornando-se assim no primeiro museu subaquático da Europa
Publicado a

É amanhã inaugurado o primeiro museu subaquático da Europa. O Museu Atlântico de Lanzarote: Biosfera, Arte e Natureza, é um projeto que teve um custo de 700 mil euros, integralmente financiado pelo Centro de Artes, Cultura y Turismo del Cabildo de Lanzarote, no arquipélago espanhol das Canárias.

Situado na baía de Las Coloradas, o projeto foi criado pelo britânico Jason deCaires Taylor. Responsável pelo MUSA (Museu Subaquático de Arte no México) e por outras 65 figuras em Granada, o escultor e fotógrafo foi agora a mente por detrás deste museu submerso, que vê a sua primeira fase ser inaugurada amanhã, dia 25.

[youtube:NxVBfuEf930]

Com mais de 400 figuras, esta exposição estará distribuída por mais de 2500 m2, entre 12 a 15 metros de profundidade e protegida das correntes marítimas de forma a não danificar as esculturas. Construídas com cimento de pH neutro, o objetivo é, não só não prejudicar o meio aquático em que estas se inserem, como promover o crescimento da fauna e da flora marítima, permitindo que corais e outros animais consigam proliferar e ser parte da exposição.

A primeira parte desta exposição, que pretende "trazer o diálogo entre a natureza e a arte", é composta por 6 instalações: The Raft of Lampedusa, onde através da temática dos refugiados se pretende alertar para a noção de comunidade coletiva, Rubicon, que mostra 35 "pessoas" a caminhar na mesma direção abstrata, Content onde se vê um casal a tirar uma selfie subaquática e Hybrid Cactus, a representação da natureza e do ser humano a viver em harmonia. Existe também uma instalação alusiva aos barcos da região, os Jolateros e outra que convida à reflexão sobre como as novas tecnologias influenciam a sociedade atual.

Estas recriações da vida quotidiana, que se prevê durarem cerca de 300 anos, podem ser visitadas por mergulhadores e snorkelers de todo o mundo.

Diário de Notícias
www.dn.pt