Guterres "apanhado" por aniversário do SEF
António Guterres estava a apreciar um tranquilo almoço, no restaurante Monte Mar, no Cais do Sodré, quando se apercebeu da presença de um grupo grande a comemorar um aniversário. Eram os inspetores do SEF a celebrar o 26º aniversário da entrada nesta polícia da primeira escola destes profissionais. Em comum com esta polícia tem toda a experiência com os refugiados, enquanto Alto Comissário para a ONU durante 10 anos. O SEF é a entidade em Portugal que tem estado mais envolvida no processo de recolocação de centenas de refugiados de guerra da Síria e do Iraque.
Depressa se levantou e juntou-se à diretora do SEF, Luísa Maia Gonçalves, presente na comemoração, a cantar os parabéns aos inspetores, que não escondiam a sua satisfação com a presença de tão mediática e acarinhada personalidade. No vídeo que foi partilhado no Facebook são visíveis vários telemóveis a registar o momento. "Boa sorte" ouve-se alguém dizer a António Guterres, enquanto corta uma fatia de bolo.
Presente estava igualmente o presidente do Sindicato da Carreira de Inspeção e Fiscalização, Acácio Pereira, que representa os polícias que comemoravam o aniversário.