Guarda Costeira argentina afunda traineira chinesa

Embarcação a pescar ilegalmente nas águas territoriais da Argentina tentou provocar colisão com navio da Guarda Costeira
Publicado a
Atualizado a

A Guarda Costeira (GC) da Argentina informou esta quarta-feira ter perseguido e afundado uma traineira chinesa a pescar ilegalmente na zona económica exclusiva do país sul-americano.

O pesqueiro Lu Yan Yuan Yu 010, depois de detetado na segunda-feira, apagou as luzes e evitou a abordagem no alto mar, ignorando os tiros de aviso e tentando provocar a colisão com o navio da GC argentina, explicaram as autoridades de Buenos Aires.

"Em várias ocasiões", lê-se no comunicado da GC com imagens da ocorrência, a embarcação chinesa "realizou manobras para colidir" com o navio argentino, "colocando não só os seus pescadores em risco mas também o pessoal da Guarda Costeira" a bordo do El Derbes.

A GC resgatou depois quatro membros da tripulação do pesqueiro chinês que se afundava, enquanto os restantes foram recuperados por outra das embarcações chinesas que acompanharam a perseguição ao Lu Yan Yuan Yu 010.

A China tem a maior frota pesqueira de longo curso do mundo, com mais de 2000 mil embarcações, segundo a organização não-governamental Parem a Pesca Ilegal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt