Greve em França cancela voos em Portugal
Cerca de 10 voos programados entre Portugal e França foram cancelados pela TAP, na sequência do pedido das autoridades franceses que enfrentam hoje uma greve geral contra o projecto de reforma das pensões.
"Dos 23 voos previstos, a TAP cancelou 10", disse à Lusa o porta-voz da Transportadora Aérea Portuguesa, André Serpa Soares, assegurando que as viagens serão reprogramadas.
Em declarações à Lusa, o porta-voz da TAP adiantou que dois dos voos cancelados deverão partir na madrugada de sexta feira, sendo que os passageiros dos restantes deverão ser integrados noutros voos.
"O nosso objectivo é substituir os voos por outros equipamentos, maiores, por forma a integrar e levar mais pessoas", explicou André Serpa Soares, escusando revelar o número de passageiros que serão afetadas com a greve francesa.
De qualquer forma, adiantou André Serpa Soares, tudo dependerá "do número de pessoas" que se conseguirá acomodar.
"Amanhã [sexta feira], esperamos que a situação esteja já regularizada", concluiu.
O Aeroporto do Porto, entretanto, já cancelou hoje oito voos, duas partidas e seis chegadas, devido à greve geral em França.
Fonte das Relações Públicas da ANA disse à Lusa que os voos afectados são das companhias "low-cost" Transavia e Ryanair e os aeroportos com destino ou origem são os de Orly e Beauvais.
"Para já, foram cancelados oito voos, mas é natural que ao longo do dia este número possa aumentar", acrescentou a fonte.
Na quarta feira, a aviação civil francesa solicitou às companhias aéreas que reduzissem em cerca de 50 por cento os voos que tivessem a França como origem e destino, devido à greve dos trabalhadores, que hoje protestam contra o projeto de reforma das pensões, já anunciado pelo Governo de Nicholas Sarkozy.
O impacto que o dia de protestos contra o projecto de reforma das pensões, aprovado no Parlamento francês há uma semana, terá no tráfego aéreo prevê-se maior do que o verificado na mobilização de 07 de Setembro passado, quando apenas 25 por cento dos voos foram anulados nos dois aeroportos na capital francesa.
Os sindicatos franceses esperam que a mobilização tenha mais apoiantes do que a jornada de protesto anterior, quando um milhão de pessoas (segundo a polícia) e 2,7 milhões (de acordo com os sindicatos) desfilaram nas ruas de França.