Governo acusa Paula Teixeira da Cruz de mentir

Numa conferência de imprensa realizada hoje, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, João Tiago Silveira respondeu às críticas de sábado de Paula Teixeira da Cruz (PSD) ao Governo, a quem acusou de mentir quanto à existência de um compromisso europeu sobre as novas medidas de austeridade.
Publicado a
Atualizado a

O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, João Tiago Silveira, acusou hoje o PSD de estar a "arranjar desculpas para não negociar [o PEC] e criar uma crise política", rejeitando as acusações feitas sábado pelos sociais-democratas. Para João Tiago Silveira, "o PSD escolheu insultar e avançar com factos que não correspondem à verdade, falou em mentiras, falou em deslealdades, falou em aldrabice".

"Na realidade, o PSD ontem [sábado] não passou no teste da verdade e foi desmentido pela própria Comissão Europeia", disse João Tiago Silveira numa referência ao facto daquele órgão ter explicado que só foi informado do novo Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) depois de ele ter sido anunciado e não na véspera, como Paula Teixeira da Cruz disse.

"O PSD disse que tinha sido enviada uma carta dia 10 pelo Governo sem conhecimento dos portugueses" mas a "Comissão Europeia já disse ser falso", afirmou. Na conferência, João Tiago Silveira assegurou que o "Governo está pronto a negociar o PEC e a substituir medidas do PEC se elas servirem para evitar a entrada do FMI ou de um pedido de ajuda externa para Portugal".

Por outro lado, "o PSD disse que o Governo tinha assumido compromissos sem o conhecimento dos portugueses" e que "já não havia negociações a fazer", disse Tiago Silveira, que foi taxativo: "Eu queria repudiar isto violentamente. É absolutamente falso que assim seja". Para as 12:15 de hoje, está prevista uma resposta do PSD, na sede do partido, através da vice-presidente Paula Teixeira da Cruz.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt