Governante demite-se por ter empregada ilegal

O secretário de Estado da Imigração britânico demitiu-se hoje, depois de se ter descoberto que tinha uma empregada doméstica que estava ilegalmente no país, anunciou o gabinete do primeiro-ministro David Cameron.
Publicado a
Atualizado a

O gabinete de Cameron divulgou que não há qualquer indício de que Mark Harper soubesse que a empregada estava ilegal no país, acrescentado que esta lhe apresentou documentos falsos.

Harper lançou no ano passado uma controversa campanha que usou camiões com cartazes apelando aos imigrantes ilegais para regressarem a casa e nos últimos meses promoveu a aprovação de novas leis sobre a imigração.

A imigração é uma questão fundamental para o Partido Conservador, atualmente no poder, antes das próximas legislativas marcadas para maio de 2015.

"Embora eu cumpra a lei em todos os momentos, considero que, como responsável da Imigração, que está a propor legislação no parlamento que irá endurecer as nossas leis de imigração, eu deveria manter-me num padrão mais elevado do que o esperado dos outros", escreveu Harper na carta em que apresentou a demissão a Cameron.

O ministro disse que contratou a empregada em 2007, depois de verificar os antecedentes, mas não procedeu a verificações complementares até ao mês passado, apesar de ter sido nomeado ministro em 2012.

Harper descobriu na passada quinta-feira que a empregada não tinha licença para permanecer no reino Unido.

"Sinto muito por qualquer constrangimento que tenha causado", acrescentou Harper.

David Cameron disse, por seu turno, que estava "muito triste pelo facto de Harper deixar o Governo", mas considerou que Harper tinha tomado uma "decisão honrosa".

James Brokenshire, até agora secretário de Estado do Interior, foi nomeado para substituir Harper.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt