Gorbachov descontente com resultado das presidenciais
"Fiquei surpreendido ao ver Moscovo cheia de autocarros que trouxeram pessoas de longe. Ainda só tinham sido anunciados resultados provisórios, mas eles (apoiantes de Vladimir Putin) já festejavam a vitória", declarou Gorbachov numa entrevista à rádio Eco de Moscovo.
O antigo líder soviético criticou a forma como o candidato vencedor tratou os seus adversários políticos.
"Fiquei surpreendido quando ele caraterizou cidadãos como traidores. Isso é uma ofensa, é preciso pedir desculpa", frisou.
O pai das reformas na URSS recusou-se a responder em quem votou, mas notou: "juntou-se um grupo tal que não fiquei satisfeito com nenhum dos candidatos".
Dmitri Muratov, diretor do jornal russo Novaya Gazeta que participou na mesma entrevista, revelou que contagens de votos realizadas por organizações independentes mostram que a votação real em Putin, que deixará o cargo de primeiro-ministro para passar a Presidente, foi menor em 13-14 por cento dos votos do que a anunciada.
Gorbachov considerou que todas as queixas de fraude devem ser investigadas.
Segundo dados oficiais, Putin venceu as presidenciais à primeira volta com cerca de 63 por cento dos votos.
O atual primeiro-ministro russo admitiu hoje que foram cometidas infrações durante o escrutínio e exigiu que fossem corrigidas.
"Claro que houve infrações e devem ser corrigidas para deixar tudo claro", declarou Putin no centro de escrutínio eleitoral.