Google arrisca multa de quatro mil milhões de euros na Europa

A Comissão Europeia pondera aplicar uma multa de quatro mil milhões de euros à Google, por abuso de posição dominante através do sistema Android. A confirmar-se, será uma multa recorde.
Publicado a
Atualizado a

Os valores são avançados pelo jornal espanhol El País, que cita fontes próximas do processo. A Comissão Europeia (CE) pondera aplicar uma multa recorde à Google por abuso de posição dominante através do Android. A decisão poderá ser anunciada nesta quarta-feira.

Android é o sistema operativo que praticamente todos os smartphones usam, à exceção da Apple, e a multinacional norte-americana exige às marcas que usam o sistema que instalem aplicações próprias, como o motor de busca Google e navegador Chrome.

Aquela é uma das práticas condenadas pela CE, por a considerarem abuso de poder e ser contra à livre concorrência, daí a multa pesada que pretende aplicar.

Não é a primeira vez que a Google bate recordes nas multas decididas por Bruxelas. No ano passado apanhou uma coima de 2,4 mil milhões , por favorecer de forma sistemática a Google Shopping no serviço de comparação de preços.

O El Pais avança que o processo Android está concluído, depois de três anos de investigação, e que a decisão deverá ser comunicada nesta quarta-feira. Explica que é um tema que a Comissão Europeia quer encerrar antes das férias e que não terá anunciado a decisão na semana passada devido à participação de Donald Trump na reunião da NATO, em Bruxelas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt