GNR socorre vítima de hipotermia e bombeiros no Gerês

Um grupo de visitantes foi surpreendido pelo mau tempo e teve de pedir ajuda aos bombeiros. Difíceis acessos e condições meteorológicas obrigaram à intervenção de grupo especial da GNR.
Publicado a
Atualizado a

O Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR localizou no Parque da Peneda Gerês os bombeiros que transportavam a pé uma vítima de hipotermia, revelou hoje à agência Lusa fonte do comando das operações.

De acordo com o tenente-coronel Albino Tavares, que está a gerir a intervenção do GIPS no Gerês, um dos seis membros do grupo teve de ser transportado de maca pelos bombeiros, está já a ser socorrido e deverá chegar à zona de Portela do Homem dentro de uma hora.

"As outras pessoas deverão chegar mais cedo, dentro de meia hora, ao local onde encontram viaturas do INEM e dos bombeiros para o resgate", indicou a mesma fonte.

O grupo de pessoas visitava a zona das Minas dos Carris, no Parque da Peneda-Gerês e, ao início da tarde, viu-se em dificuldades devido ao mau tempo, e refugiou-se num abrigo, tendo pedido o auxílio dos bombeiros e do INEM.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) acionou uma operação de resgate, uma vez que uma das vítimas estava a ser transportada de maca pelos bombeiros, e foi necessária a intervenção do GIPS, grupo especial da GNR preparado para agir em zonas de difícil acesso.

Ao início da tarde, o CDOS de Vila Real informou estarem perdidas duas pessoas nas Minas dos Carris mas, pelas 15:00, divulgou que a esse primeiro grupo, que afinal era de três pessoas, juntou-se um segundo, com outras três.

O alerta inicial terá sido dado pelas 13:20, momento a partir do qual o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) acionou os Bombeiros Voluntários de Salto, no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, e os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, no distrito de Braga.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt