"O Dia dos Solteiros" rendeu ao Alibaba 12 mil milhões de euros em meio dia
O "Dia dos Solteiros" gera todos os anos fortes vendas na China, devido às promoções que as empresas de comércio eletrónico e os grandes armazéns lançam neste dia.
A iniciativa, celebrada a 11 de novembro pelos quatro 'um' que combinam nesta data (11/11), que afigura assim a condição de solteiro, foi criada em 2009 pelo fundador do Alibaba, Jack Ma.
Nos primeiros cinco minutos após a meia-noite desta sexta-feira (16 horas de quinta-feira em Lisboa), as vendas do Alibaba atingiram os 900 milhões de euros.
Ao fim de uma hora, já ia em 4.800 milhões de euros.
"Conseguimos superar a nossa marca oito horas antes, face ao ano passado", anunciou um mestre-de-cerimónias, num evento organizado para a ocasião na cidade de Shenzhen, sul da China.
Um ecrã gigante no local do evento dá conta da faturação das duas plataformas digitais do grupo, TMall.com e Taobao.com.
A contagem está próximo de atingir o valor registado na totalidade do mesmo dia no ano passado, quando chegou aos 14,3 mil milhões de dólares (13,1 mil milhões de euros) - o equivalente a um sexto do resgate pedido por Portugal à 'troika' (78 mil milhões de euros).
Dezenas de milhares de vendedores em todo o mundo aderem a este dia.
Este ano, mais de 11.000 marcas internacionais, entre as quais a Apple, Burberry, Disney ou Zara, fazem promoções aos seus produtos no Taobao e Tmall.
A Gallo, a marca portuguesa de azeite, aproveitou também a data para lançar uma promoção na sua loja oficial no Tmall. Cada garrafa de 500 mililitros de azeite marcava 368 yuan (50 euros), quase 40% abaixo do preço habitual.
País mais populoso do mundo, com cerca de 18% dos habitantes na Terra, a China é responsável por quase 40% do conjunto mundial de vendas pela internet.
Pelas contas do Ministério do Comércio chinês, em 2015 o valor de vendas 'online' superou os quatro biliões de yuan (563.000 milhões de euros) - mais do triplo do PIB português.