George W. Bush confunde guerras do Iraque e da Ucrânia
George W. Bush, ex-presidente dos EUA, confundiu a invasão do Iraque, que ocorreu durante o seu mandato, com a atual guerra na Ucrânia, durante um discurso na cidade de Dallas.
Bush, de 75 anos, corrigiu imediatamente o erro depois de descrever a ocupação do Iraque como "totalmente injustificada e brutal", durante o seu discurso, no qual falou da integridade das eleições norte-americanas de 2020 por contraposição com as eleições na Rússia do presidente Vladimir Putin.
"As eleições russas são viciadas. Os opositores políticos são presos ou eliminados do processo eleitoral", disse o ex-presidente republicano, durante um evento realizado no Instituto George W. Bush, da Universidade Metodista do Sul.
"O resultado é a ausência de freios e contrapesos na Rússia. O que levou à decisão de um homem de lançar uma invasão totalmente injustificada e brutal no Iraque", disse Bush, cometendo uma gafe. "Quero dizer, Ucrânia", corrigiu de imediato, sorrindo.
"O Iraque também... de qualquer forma... uh... 75", numa aparente referência à sua idade, enquanto os participantes se riam.
Os Estados Unidos invadiram o Iraque em 2003, depois de terem acusado o seu presidente na altura, Saddam Hussein, de abrigar armas de destruição em massa, que nunca se provou existirem.