"Gato Procura-se" premiado pela Fundação Bissaya Barreto
Gato Procura-se, o livro infantil escrito por Ana Saldanha e ilustrado por Yara Kono, da editora Caminho, foi distinguido com o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2016.
Com um texto "inteligentemente simples", segundo as palavras do júri, Gato Procura-se aborda o tema da perda através da história de um menino cujo gato lhe desapareceu. Para a autora do livro, Ana Saldanha, "é um grande prazer e uma enorme honra" que o livro, através deste prémio, se associe "a obras anteriormente vencedoras". Com quase três dezenas de obras publicadas, Ana Saldanha dedica-se também à tradução e à promoção da leitura.
Para a ilustradora do livro, Yara Kono que, entre outros, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração em 2010 por O Papão no Desvão, também de Ana Saldanha, foi "uma honra receber o Prémio Bissaya Barreto e especialmente pelo Gato Procura-se, um projeto que me deu tanto gozo fazer e em coautoria com a Ana Saldanha, de quem tenho tanto apreço e com quem adoro trabalhar". Os elogios que faz são-lhe retribuídos pela autora: "No meu texto, o gato desapareceu; mas com as suas ilustrações magnificas, a Yara Kono encontrou-lhe o rasto e tornou-o presente a todos quantos lerem o livro".
Os Prémios Bissaya Barreto são atribuídos desde 2008, com o objetivo de "contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade destinada à infância e para a valorização de dimensão estética do livro".
A data de cerimónia de entrega dos prémios será divulgada em breve. O prémio, no valor de cinco mil euros, será distribuído aos autores da obra selecionada (escritora e ilustradora) em partes iguais.