Gastão Cruz distinguido na Póvoa
Por unanimidade, o júri destacou "o grande domínio formal" e a evolução registada na obra do autor que "conduz agora a imagens que se prolongam metaforicamente".
O galardão, no valor de 20 mil euros, deixou "satisfeito" o poeta, referência também na área da crítica literária e da tradução, nascido em Faro, em 1941. "É uma forma de se reparar um pouco mais no trabalho poético". Os prémios, disse Gastão Cruz à Lusa, "são para se aceitar e agradecer", o que fará, sábado, quando se deslocar à Póvoa de Varzim para receber esta distinção.
Além da conferência inaugural, proferida pelo ministro da Cultura, J. A. Pinto Ribeiro, houve os primeiros debates no Correntes d'Escritas e lançamentos de livros. Entre outros, Manuel Rui apresentou Janela de Sónia (ed. Caminho) e António Mega Ferreira , Lisboa Song (Sextante).
Hoje, a partir das 10.00, no auditório municipal, "o desafio da folha em branco" é o tema que será debatido por Amilcar Battega, Ángela Díaz, Germano de Almeida, Héctor Abad Facioline, Helder Macedo e Teolinda Gersão.