Furto das Glock da PSP: porquê "Operação Ferrocianeto"?

A operação, que levou à detenção de três suspeitos (ou quarto foi detido pela PJ, na investigação de Tancos) tem o nome de "Ferrocianeto", substância azul, a cor da PSP, porque há dois polícias detidos
Publicado a
Atualizado a

"Ferrocianeto" é o nome da operação da PSP que esta manhã levou à detenção de três suspeitos do furto das 57 pistolas Glock, crime detetado em janeiro de 2017. A originalidade da designação tem um motivo, que fonte desta instituição já explicou ao DN, e está relacionado com os dois polícias detidos.

A PSP não perdoa quando algum dos seus agentes põe em causa a credibilidade da instituição e era isso que os responsáveis tinham em mente quando pensaram nesta designação, no mínimo, estranha. Ferrocianeto é um dos nomes químicos do chamado "Azul da Prússia" , um pigmento semelhante à cor oficial da PSP.

"Ferrocianeto porque é corrosivo, como os dois agentes suspeitos foram corrosivos para a PSP", sublinha a fonte policial.

Na operação que decorreu esta manhã, no âmbito da investigação ao roubo das pistolas, foram detidos três suspeitos (além dos dois polícias um civil) mas um quarto suspeito já tinha sido preso no âmbito do inquérito do assalto a Tancos.

Este arguido, A. Laranginha, terá sido o intermediário para a venda das armas a grupos criminosos, entre os quais alfguns com atividade no estrangeiro - quatro das pistolas furtadas foram apreendidas em Espanha (Ceuta e Andaluzia) em operações ligadas ao tráfico de droga.

Em causa estão os crimes de associação criminosa, tráfico de armas e peculato. O inquérito, que durava há 23 meses, foi dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) - pelos mesmos procuradores que investigam Tancos - e está a cargo da Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

Foi realizado um total de 14 buscas domiciliárias e quatro não domiciliárias em vários pontos do país: Vila Nova de Gaia, Gondomar, Mafra. Abrantes, Cascais, Oeiras, Lisboa, Almada e Albufeira. Na operação estiveram envolvidos cerca de 150 agentes da PSP.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt