Freguesia de Vila Real quer mudar nome que não cabe em nenhum formulário

O nome da freguesia mais populosa de Vila Real tem 84 carateres.
Publicado a
Atualizado a

União de Freguesias de Vila Real - Nossa Senhora da Conceição, São Pedro e São Dinis. É este o nome da freguesia mais populosa do concelho de Vila Real, mas os habitantes têm um problema: não cabe nos formulários.

"O atual nome oficial desta freguesia tem 84 carateres e não há formulário nenhum oficial ou não sendo oficial que contenha espaço para pôr este nome", disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Francisco Rocha. O autarca sublinhou que o "processo de reorganização não levou em linha de conta este caráter prático do nome das freguesias".

A junta da maior freguesia do concelho de Vila Real inicia assim terça-feira uma consulta à população para escolher uma nova designação e eliminar parte dos 84 carateres que compõem atualmente o nome. A escolha vai recair sobre dois nomes previamente escolhidos: Vila Real ou Dom Dinis.

A União de Freguesias de Vila Real - Nossa Senhora da Conceição, São Pedro e São Dinis resultou da reorganização administrativa que juntou as três juntas da cidade, onde estão recenseadas cerca de 17 mil pessoas.

Para mudar a sua designação, a União de Freguesias decidiu envolver os cidadãos eleitores e realizar uma consulta que arranca na terça-feira e se vai prolongar até 15 de dezembro.

O nome Freguesia de Vila Real foi escolhido pelo contexto territorial, já que as três antigas freguesias correspondem à cidade de Vila Real.

A hipótese de Dom Dinis pretende servir de homenagem àquele que é considerado o fundador da cidade.

Os dois nomes que vão a votos foram escolhidos por uma comissão especializada com peritos e pessoas ligadas à história local e integrou ainda representantes dos cinco partidos políticos que concorreram às últimas eleições na freguesia.

Francisco Rocha explicou que esta votação irá decorrer de "forma simples e informal": nos edifícios da Junta será colocada uma urna e entregue um boletim aos eleitores para efetuarem a sua escolha.

O presidente da União de Freguesias afirmou que, depois de encontrado o nome preferido dos cidadãos, ainda se segue um "processo legislativo que não é nada fácil".

A designação terá de ser aprovada pela Assembleia da Freguesia, depois seguir para a Câmara Municipal e, posteriormente, ser remetida à Assembleia da República, para que, aí, "seja oficialmente decretado o novo nome da freguesia". "O processo, se tudo correr bem, poderá estar concluído até finais de abril" de 2015, salientou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt