Frederico Morais recebe 'wild-card' para etapa de Peniche

Serão três os surfistas portugueses a participar no Moche Rip Curl Pro Portugal que começa terça-feira
Publicado a
Atualizado a

Frederico Morais recebeu hoje um 'wild-card' para a etapa de Peniche do circuito mundial de surf, aumentando para três o número de portugueses presentes na competição, cujo período de espera arranca na terça-feira.

O campeão português junta-se ao detentor do título mundial de juniores, Vasco Ribeiro, e a Tiago Pires no Moche Rip Curl Pro Portugal, da 10.ª e penúltima etapa do circuito, que pela primeira vez vai ter três portugueses em prova.

Na primeira ronda, 'Saca' vai defrontar o havaiano Sebastian Zietz e o australiano Mick Fanning, que lidera o 'ranking' mundial, no sexto 'heat', depois de Freferico Morais 'Kikas' enfrentar o brasileiro Adriano de Souza, segundo da hierarquia, e o norte-americano Kolohe Andino, enquanto Vasco Ribeiro vai medir forças com o australiano Owen Wright e com Michel Bourez, da Polinésia Francesa.

'Kikas', de 27 anos e 54.º do 'ranking' de qualificação, protagonizou até agora o melhor resultado de um português nas etapas de Peniche do circuito mundial, em 2013, quando chegou à terceira eliminatória, depois de ter afastado o norte-americano Kelly Slater na repescagem.

Vasco Ribeiro, de 20 anos e 38.º do 'ranking' de qualificação, vai estrear-se no circuito, enquanto Tiago Pires, de 35 e 89.º da mesma hierarquia, vai regressar a Peniche, depois de ter sido despromovido da elite em 2014.

'Saca' esteve sete anos no circuito e apenas falhou por lesão a etapa lusa em 2013, contando cinco presenças, nas quais foi eliminado por quatro vezes na segunda ronda e uma na primeira, em 2009.

Nos dois primeiros campeonatos da 'elite' em Peniche, a prova foi disputada por 'Saca' e pelo luso-alemão Marlon Lipke, que foi eliminado em ambas na segunda ronda.

Depois, além do 'brilharete' de Frederico Morais, Francisco Alves disputou a etapa portuguesa em 2011 e 2013, tendo sido afastado na repescagem em ambas, tal como ocorreu no ano passado com Nic von Rupp.

O norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão do mundo e atual sétimo do mundo, entra em prova na sétima bateria, frente ao australiano Adrian Buchan e ao espanhol Aritz Aranburu.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt