Frederico Morais e Vasco Ribeiro viram Cinderelas em Supertubos

Tiago "Saca" Pires não quebrou o enguiço com Peniche e vai competir contra o amigo Adriano de Souza nas repescagens
Publicado a
Atualizado a

A tirar as pranchas do carro, Tiago Pires já não tem à sua volta a multidão que desde o início marcou as suas prestações no campeonato mundial em Peniche. Isso é estranho e incoerente com alguns sinais que, metros à frente, indicavam um possível ajuste de contas com o passado e, sempre bem-vindos, motivos para celebrar.

Amílcar Lourenço, um dos protagonistas da festa que foi a qualificação de Saca em 2007 e é como um irmão mais velho para o surfista, está de volta à claque. Na areia, outro grande clássico desses tempos: "Luís da pizzaria", um dos seus fãs mais leais, agita a bandeira de Portugal como o mesmo fervor. Na zona de competidores, Zé Seabra, antigo manager de Tiago e em parte responsável pelo sucesso do português, está de novo ao seu lado.

Miguel Pupo passa e tranca-se com um senhor numa casa de banho. Testes antidoping estão a ser feitos e, assim que a urina é recolhida, o DN pergunta-lhe quantas vezes já foi analisado. "É a segunda vez que fazem isso comigo", afirma o jovem brasileiro, de 23 anos e em 21.º no ranking.

Dos três portugueses em prova a convite da organização, o primeiro a entrar na água é Vasco Ribeiro que, sem hesitações, elimina o australiano Owen Wright, terceiro da tabela, e o taitiano Michel Bourez. Após ter sido campeão mundial de juniores em 2014, o surfista de 20 anos não tremeu naquela que foi a sua estreia no Tour. Em abril, Vasco foi pai pela primeira vez e por isso o DN quer saber que diferenças sente na sua vida desde então. "Mudou tudo, foi uma volta de 360º e estou muito contente. Ter aqui a minha filha, a minha namorada e a minha família... acho que é ótimo. Os primeiros meses foram um bocadinho mais difíceis, mas agora já troco fraldas, dou banho, sou um espetáculo, faço tudo!" Quanto ao seu rendimento em Peniche, disse estar "muito feliz", e sublinhou que, apesar de não estarem "aqueles tubos que todos querem ver", as ondas estavam "divertidas".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt