Freddy Cole canta em Português

O cantor e pianista Freddy Cole promete surpreender o público interpretando 'dois ou três temas' em português nos espectáculos que realiza sexta feira e sábado, respectivamente na Figueira da Foz e em Sintra.
Publicado a
Atualizado a

Freddy Cole integra o cartaz do Festival de Jazz da Figueira da Foz actuando sexta feira às 22:00 com o seu quarteto no Centro de Artes e Espectáculos. Sábado, também pelas 22:00, subirá ao palco da sala principal do Centro Olga Cadaval, em Sintra.

Integram o quarteto, além de Freddy Cole (piano/voz) Curtis Boyd (percussão), Randy Napoleon (guitarra) e Elias Bailey (baixo).

Em declarações à Lusa, Freddy Cole afirmou que o álbum 'The dreamer in me', editado o ano passado, será 'a linha de orientação' dos dois espectáculos, mas interpretará também outros temas, nomeadamente 'This love of mine', composto por Ivan Lins.

'Irei cantar ''I'm making believe'', e outros temas do álbum, mas também canções que têm feito o meu percurso como ''I love you'' que integrou a banda sonora da telenovela 'Dancing Days', disse.

'Sei você' e 'Coração não fala' são dois dos temas em português que Freddy Cole promete interpretar.

Referindo-se a 'Dreamer is me', Cole afirmou que foi gravado ao vivo em dois espectáculos no Dizzy's Club, em Nova Iorque.

'Foram duas noites maravilhosas, em que as coisas correram de facto muito bem, o quarteto tocou bem e fomos todos muito responsáveis', recordou.

O músico afirmou que gosta de gravar ao vivo mas reconheceu que 'quando grava em estúdio é-se mais meticuloso e está-se mais concentrado'.

Referindo-se às canções referiu que escolheu 'temas que contam histórias, quase todas de amor, e que musicalmente permitem ''swingar''.

A crítica especializada tem salientado a 'voz expressiva', 'doce' e o 'swing' na interpretação de Cole, o irmão mais novo de Nat King Cole.

Cole chega a Portugal vindo da Finlândia, sendo Sintra a última etapa de uma digressão europeia, e regressa de seguida aos Estados Unidos.

O músico já actuou "várias vezes" em Portugal onde "o público é participativo e gosta francamente de música, e tem um especial gosto pelo jazz".

'Conheço alguma coisa da música portuguesa, mas conheço muito melhor a música brasileira. Mesmo assim, gostava de ir ouvir alguma música, por exemplo fado', acrescentou.

O cantor que na década de 1970 gravou vários álbuns para o mercado europeu afirmou que 'não distingue as plateias americanas das europeias'.

'Uns e outros gostam de jazz e isso dá-me sempre grande prazer e sempre que subo a um palco peço a Deus que me ajude de modo a fazer o melhor espectáculo possível. Que se toque bem e que seja de facto fabuloso', disse.
Ao longo da carreira Cole tem acumulado distinções, tendo a mais recente sido em 2009, o Prémio Nightlife para o melhor vocalista de jazz masculino.

Desde 2007, integra o Georgia Music Hall of Fame, e o Oklahoma Jazz Hall of Fame desde 2005.

Freddy Cole trabalha já no próximo álbum que sairá no próximo ano.
'Ainda não há título, tenho algumas canções escolhidas e será um álbum de estúdio', disse.

Veja o VÍDEO:

\t\t\t\t[youtube:pMtpvVfw1yY]

Clique aqui para ver a página oficial do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt